quarta-feira, 11 de setembro de 2013

MAUÁ RECEBE 12º CONGRESSO DE HISTÓRIA DO ABC DURANTE TRÊS DIAS Por: Rosângela Dias


Capela da Juventude Operária Católica, no terreno da Santa Casa, conta com afrescos de Emeric Marcier. Foto: Andris Bovo
Capela da Juventude Operária Católica, no terreno da Santa Casa, conta com afrescos de Emeric Marcier. Foto: Andris Bovo
 
Construção de identidade regional é o foco do evento, que entrou na agenda da Região na década de 1990, com Celso Daniel
Mauá recebe a partir desta quarta-feira (11/09) a 12ª edição do Congresso de História do ABC. O evento entrou na agenda da Região na década de 1990, em Santo André, durante a gestão do ex-prefeito Celso Daniel. Um rodízio entre as cidades define a sede do congresso, realizado a cada dois anos.
Ao longo de três dias, pesquisadores e demais interessados vão participar de debates que têm como tema “História, Memória e Patrimônio: A Construção da Identidade no Grande ABC”. A abertura acontece nesta quarta, a partir das 19h, no Teatro Municipal de Mauá, com palestra do jornalista e escritor Ademir Médici sobre “Trajetórias da Construção da Memória no ABC”.
Além de mesas de discussão, nesta quinta-feira (12/09) os participantes terão a chance de conferir de perto um pouco da história de Mauá. Uma aula pública contará detalhes sobre a Capela da Juventude Operária Católica, localizada no terreno da Santa Casa. Construída na década de 1940, a capela abriga afrescos de Emeric Marcier que retratam cenas bíblicas feitas em perspectiva expressionista.  
“O congresso tem esse caráter, para que a pessoa não fique apenas ouvindo a palestra, mas possa também conhecer de perto os patrimônios”, explicou William Puntschart, do Condephaat MA (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico de Mauá), um dos organizadores do evento, que foi coordenado pelo Grupo temático História e Memória do Consórcio Intermunicipal.  
A Secretaria de Cultura irá oferecer ônibus para a visitação de outros pontos históricos do município, como a Casa dos Autonomistas, que será tombada e transformada em espaço de memória.  “Nesta casa ocorreram as discussões sobre a separação de Mauá do município de Santo André, que culminaram no plebiscito em 1953”, explicou o historiador. O passeio passa pela Igreja Matriz e o Cruzeiro de Pedra e termina no Museu Barão de Mauá, construção remanescente da época dos bandeirantes e tombada pelo Condephaat estadual.
O congresso termina na sexta-feira (13/09), com debates sobre pesquisas regionais e atividades culturais no encerramento. “O congresso tem esse objetivo de catalogar e registrar a história e preservá-la para futuras gerações. Além disso, definir e avaliar os caminhos que a Região está seguindo. O poder público é temporal e por isso é preciso ouvir a sociedade civil.” A próxima edição será realizada em Ribeirão Pires em 2015.  


Um comentário:

  1. “IX CONCURSO PLÍNIO MOTTA DE POESIAS”

    A Academia Machadense de Letras (Machado-MG / Brasil) comunica a realização em novembro de 2013 de seu IX Concurso de Poesias. As inscrições encerram-se no dia 14 de outubro (2013). Para receber gratuitamente o regulamento em arquivo PDF, entre outras informações, favor entrar em contato através do e-mail: machadocultural@gmail.com

    Obs (PS): O tema é livre e aberto a todos de Língua Portuguesa e Espanhola e a taxa de inscrição é de R$5,00 pode ser enviada dentro do envelope.

    Favor verificar o recebimento do regulamento em pdf e jpeg. Estarei aqui para novos esclarecimentos.

    ResponderExcluir