quarta-feira, 31 de julho de 2013

Exposição: O vale do Rio Omo

Os povos Surma e Mursi vivem na fronteira da Etiópia, Quênia e atual Sudão do Sul, ao longo do vale do rio Omo. O fotógrafo alemão Hans Silvester (1938) mostra os habitantes do lugar, no Museu Afro Brasil.
Um dos principais enfoques das fotografias da mostra, tal como foi explicado pelo próprio Hans Silvester, está a noção do “corpo como paisagem”. “O corpo é visto quase como uma peça do território, com pele e carne substituindo pedras, cerâmicas e tecidos típicos de outras culturas.” (SILVESTER,H. Natural Fashion – Tribal Decoration From Africa. New York: Thames & Hudson, 2010 p.03).

O que?
Exposição: Hans Silvester: As Fotografias do vale do Rio Omo

Quando?
Dia 25/05/13 – 13h. Em exposição até 25/08/13

Onde?
Museu Afro Brasil
Av. Pedro Álvares Cabral, s/n
Parque Ibirapuera – Portão 10
São Paulo / SP – Brasil – 04094 050

http://www.museuafrobrasil.org.br

terça-feira, 30 de julho de 2013

Mostra Dreamland – Museu de Cera


Até o dia 31 de julho o Santana Parque Shopping exibe a mostra Dreamland – Museu de Cera, que conta com mais de 30 bonecos de cera de personalidades
Inspirado nos museus europeus e americanos, em que o visitante se sente “cara a cara” com seu ídolo nacional ou internacional, a mostra garante entretenimento e diversão para toda a família. Dentre as peças, é possível encontrar bonecos de cera da presidente Dilma Rousseff, do jogador de futebol Neymar, das cantoras Amy Winehouse e Madonna, dos cantores Justin Bieber, Michael Jackson e Elvis Presley, entre outras personalidades.

domingo, 28 de julho de 2013

Um zoológico que tem apenas estátuas de animais atrai muitos visitantes na região de Singrauli, na fronteira entre os Estados indianos de Uttar Pradesh e Madhya Pradesh. O fotógrafo Tanvi Mishra registrou a atração incomum.

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Dia dos Avô

No Brasil comemora em 26 de julho, tendo sido esta data escolhida em razão da comemoração do dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo.
A data da festa de São Joaquim sofreu várias alterações ao longo dos tempos. Inicialmente era celebrada no dia 20 de março, associada à de São José, tendo sido depois transferida para o dia 16 de agosto, para associar-lhe ao triunfo da filha na celebração da Assunção, no dia precedente.
Em 1879, o papa Leão XIII, cujo nome de batismo era Gioacchino (versão italiana de Joaquim), estendeu sua festa a toda Igreja. Finalmente, o Papa Paulo VI associou num único dia, 26 de julho, a celebração dos pais de Maria Santíssima.

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Pegadas na Areia

Uma noite eu tive um sonho...


Sonhei que estava andando na praia

com o Senhor
e no céu passavam cenas de minha vida.
Para cada cena que passava,
percebi que eram deixados dois pares
de pegadas na areia:
um era meu e o outro do Senhor.
Quando a última cena da minha vida
passou diante de nós, olhei para trás,
para as pegadas na areia,
e notei que muitas vezes,
no caminho da minha vida,
havia apenas um par de pegadas na areia.
Notei também que isso aconteceu
nos momentos mais difíceis
e angustiantes da minha vida.
Isso aborreceu-me deveras
e perguntei então ao meu Senhor:
- Senhor, tu não me disseste que,
tendo eu resolvido te seguir,
tu andarias sempre comigo,
em todo o caminho?
Contudo, notei que durante
as maiores tribulações do meu viver,
havia apenas um par de pegadas na areia.
Não compreendo por que nas horas
em que eu mais necessitava de ti,
tu me deixaste sozinho.
O Senhor me respondeu:
- Meu querido filho.
Jamais te deixaria nas horas
de prova e de sofrimento.
Quando viste na areia,
apenas um par de pegadas,
eram as minhas.
Foi exatamente aí,
que te carreguei nos braços.


Autoria: Copyright © 1984 Mary Stevenson, a partir do texto original 1936, Todos os direitos reservados **

terça-feira, 23 de julho de 2013

Aos 72 anos, morre o músico Dominguinhos

O cantor e compositor Dominguinhos morreu às 18h desta terça-feira (23) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. O sanfoneiro lutava contra um câncer no pulmão e fazia sessões de quimioterapia há seis anos. 
Segundo o boletim divulgado pelo hospital, a causa da morte foram "complicações infecciosas e cardíacas".

3 Anos do Beco dos Poetas

SARAU COMEMORATIVO DIA 28 DE JULHO AS 10H

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Tecido vira obra de arte e decora a parede com estilo


Uma estampa de tecido bacana rende um belo quadro. Basta esticá-la num painel e pronto. A "obra de arte" pode ser pendurada na parede ou deixada no chão mesmo, uma forma mais irreverente de expor. Só não vale se o painel for muito pequeno. 

http://revistacasaejardim.globo.com

quinta-feira, 18 de julho de 2013

18 de Julho - Dia do Trovador


O surgimento do nome da Trova está intimamente ligado à poesia da IdadeMédia. Durante a Idade Média, Trova era o sinônimo de poema e letra de música. Hoje a Trova possui a sua conceituação própria, diferenciando da Quadra e da Poesia de Cordel, e do Poema musicado da Idade Média. Trovadorismo foi a primeira escola literária portuguesa. Esse movimento literário compreende o período que vai, aproximadamente do século XII ao século XIV.
www.geocities.com/clerioborges/trovadorismo.html

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Deputados querem afrouxar controles sobre doações de campanhas - MÁRCIO FALCÃO DE BRASÍLIA

Depois de rejeitar a proposta de reforma política feita pela presidente Dilma Rousseff para responder aos protestos de junho, deputados federais trabalham para aprovar nesta semana mudanças na legislação eleitoral que afrouxam os controles existentes sobre doações de campanha.
Projeto de lei preparado por um grupo de trabalho composto por representantes de vários partidos acaba com os recibos para doações eleitorais e permite que políticos com contas de campanha rejeitadas pela Justiça Eleitoral voltem a se candidatar nas eleições do ano que vem.

Atualmente, os candidatos devem dar recibos às pessoas e às empresas que financiam suas campanhas, e esses comprovantes devem ser submetidos à análise da Justiça.
O deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), relator do projeto de lei, afirmou que, sem os recibos, a fiscalização poderá ser feita com registros da movimentação bancária das campanhas, onde os doadores seriam identificados.
Segundo ele, a ideia é tornar a fiscalização mais eficiente. "Com o número de candidatos que temos atualmente, não há controle", disse. "Estamos melhorando isso ao permitir que o controle ocorra de forma eletrônica."
Para a procuradora-geral eleitoral, Sandra Cureau, a medida é preocupante. "Isso pode dificultar o controle da prestação de contas", disse. "No nosso entendimento, é mais uma dificuldade para cruzar os dados de quem fez a doação e o beneficiário."

Rembrandt van Rijn

Rembrandt nasceu em Leida, 15 de julho de 1606, e morreu em Amsterdam no dia 4 de outubro de 1669. Ele foi um pintor e gravador neerlandês. É geralmente considerado um dos maiores nomes da história da arte europeia e o mais importante da história neerlandesa.1 É considerado, por alguns, como o maior pintor de todos os tempos.Suas contribuições à arte surgiram em um período denominado pelos historiadores de “Século de Ouro dos Países Baixos”, na qual a influência política, a ciência, o comércio e a cultura neerlandesa — particularmente a pintura — atingiram seu ápice.
Em 1642, o pintor Rembrandt entregou uma obra que pintara sob encomenda. Era a chamada “A Ronda Noturna” (que, hoje se sabe, não era ronda nem noturna). O cliente a rejeitou, acusando o artista de “não ter pintado seu retrato”, de ter representado “o cenário de uma ópera bufa” e de ter cobrado um preço “muito alto”. Nos debates que se seguiram, o pintor foi enfim acusado de “pintar só o que queria”. Talvez por isso, Rembrandt tornou-se um dos mais importantes nomes da história da arte ocidental.
Embora de família humilde, Rembrandt van Rijn recebeu boa instrução. Freqüentou a Universidade de Leiden, mas em 1620 interrompeu os estudos para dedicar-se à pintura. No ano seguinte, foi aprender as técnicas de Jacob van Swanenburg no ateliê desse pintor.
Em 1623, transferiu-se para Amsterdã, tornando-se discípulo de Pieter Lastman. Dois anos depois, pintou seu primeiro quadro conhecido. Voltou para Leiden em 1627, permanecendo quatro anos. Ali, instalou seu primeiro ateliê, iniciando intensa atividade artística. Dessa época datam várias águas-fortes.
Em 1631, estabeleceu-se definitivamente em Amsterdã, obtendo rapidamente grande reconhecimento. No ano seguinte, pintou a famosa “Lição de Anatomia do Dr. Tulp”, que lhe rendeu muitas encomendas de retratos e pinturas sacras.
Já famoso, Rembrandt casou em 1634 com Saskia Uylenburgh (com quem teria um filho, Titus). O casal foi morar numa casa confortável no bairro judeu de Amsterdã. O lugar tornou-se centro de reuniões sociais, abrigando um belo acervo de móveis e objetos antigos. Rembrandt passou a ter muitos alunos e muitos clientes ricos.
Saskia morreu em 1642. Três anos depois, Hendryckje Stoffels começou a trabalhar como babá de Titus e foi morar com Rembrandt, tornando-se sua companheira. Em 1654, Rembrandt teve com ela uma filha ilegítima, a quem deu o nome Cornelia. O fato causou grande escândalo.
Em 1656, após uma série de problemas nos negócios, Rembrandt teve a falência decretada. Dois anos depois, todos os seus bens foram vendidos judicialmente. Num desses leilões, arrematou-se o “Auto-Retrato de Barba Nascente”, hoje no Museu de Arte de São Paulo (Masp).
Em 1660, Titus e Hendryckje abriram uma empresa para comercializar as obras do pintor, evitando o prosseguimento da falência. Em 1663, Rembrandt perdeu a companheira. Mesmo sozinho, continuou executando várias obras, entre elas paisagens e auto-retratos. Pintou também retratos de Titus; num deles (o quadro “São Mateus e o Anjo”, que está no Museu do Louvre), o filho aparece como Mateus.
Titus morreu em 1668. Rembrandt pintou ainda um último “Auto-Retrato”, uma composição dramática. Rembrandt van Rijn morreu aos 63 anos, na solidão e na miséria.
Fontes educacao.uol.com.br e wikipedia.org

quinta-feira, 11 de julho de 2013

10º Festival de Teatro para Crianças de Pernambuco

O  10º Festival de Teatro para Crianças de Pernambuco  acontecerá  no  período  de  29  de  junho a  28  de  julho  de  2013,  simultaneamente,  em  três  polos:  Polo  Teatro  (Teatro  Luiz Mendonça,  Teatro  de  Santa Isabel, Teatro Marco  Camarotti e Teatro  Barreto  Júnior),  Polo  Praças  (04 espaços  públicos) e Polo Formação (oficinas, vivências e palestras gratuitas).
A mostra não competitiva vem contribuindo para a ampliação do público mirim, acompanhado dos pais, em espetáculos produzidos no Recife e RMR, oferecendo uma programação que está sendo submetida ao olhar de uma Curadoria  formada  por  renomados  profissionais  pernambucanos.  Assim,  unindo  bons  espetáculos  e  locais
diferenciados, ampliaremos o público e também o diversificaremos, tornando o teatro para criança mais acessível às diversas camadas sociais.
Dias: 13 e 14 de julho (sábado e domingo) / 16h30

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Dia da Pizza

Os fenícios, três séculos antes de Cristo, costumavam acrescentar coberturas de carne e cebola ao pão; os turcos muçulmanos adotavam esse costume durante a Idade Média e por causa das cruzadas essa prática chegou à Itália pelo porto de Nápoles, sendo em seguida incrementada dando origem à pizza que conhecemos hoje.
No início de sua existência, somente as ervas regionais e o azeite de oliva eram os ingredientes típicos da pizza, comuns no cotidiano da região. Os italianos foram os que acrescentaram o tomate, descoberto na América e levado a Europa pelos conquistadores espanhóis. Porém, nessa época a pizza ainda não tinha a sua forma característica, redonda, como a conhecemos hoje, mas sim dobrada ao meio, feito um sanduíche ou um calzone.
A pizza era um alimento de pessoas humildes do sul da Itália, quando, próximo do início do primeiro milênio, surge o termo "picea", na cidade de Nápoles, considerada o berço da pizza. "Picea", indicava um disco de massa assada com ingredientes por cima. Servida com ingredientes baratos, por ambulantes, a receita objetivava "matar a fome" principalmente da parte mais pobre da população. Normalmente a massa de pão recebia como sua cobertura toucinho, peixes fritos e queijo.

terça-feira, 9 de julho de 2013

Revolução Constitucionalista de 1932

Revolução Constitucionalista de 1932Revolução de 1932 ou Guerra Paulista, foi o movimento armado ocorrido no Estado de São PauloBrasil, entre os meses de julho e outubro de 1932, que tinha por objetivo a derrubada do Governo Provisório de Getúlio Vargas e a promulgação de uma nova constituição para o Brasil .
Foi uma resposta paulista à Revolução de 1930, a qual acabou com a autonomia de que os estados gozavam durante a vigência da Constituição de 1891. A Revolução de 1930 impediu a posse do ex-presidente (atualmente denomina-se governador) do estado de São Paulo, Júlio Prestes, na presidência da República e derrubou do poder o presidente da república Washington Luís colocando fim à República Velha , invalidando a Constituição de 1891 e instaurando o Governo Provisório, chefiado pelo candidato derrotado das eleições de 1930, Getúlio Vargas.
Atualmente, o dia 9 de julho, que marca o início da Revolução de 1932, é a data cívica mais importante do estado de São Paulo e feriado estadual. Os paulistas consideram a Revolução de 1932 como sendo o maior movimento cívico de sua história.

domingo, 7 de julho de 2013

FLIP 2013

A obra de Fernando Pessoa foi celebrada por Maria Bethânia e pela estudiosa do poeta Cleonice Berardinelli na mesa mais disputada da 11ª Flip, que aconteceu na noite desta sexta-feira (5). 
Com ingressos esgotados logo no primeiro dia de vendas, em 10 de junho, a sessão de leitura começou com 20 minutos de atraso e lotação na Tenda dos Autores. Poucos minutos após a hora marcada para o início, 19h30, ainda havia uma multidão em frente ao local.

sábado, 6 de julho de 2013

Tim Maia - Vale Tudo, o Musical


Resenha por Dirceu Alves Jr.
De Nelson Motta. Danilo de Moura substitui com garra Tiago Abravanel na pele do cantor e compositor Sebastião Rodrigues Maia (1942-1998). À frente de dez atores e sete instrumentistas, ele canta bem e afinado as 25 canções, como Azul da Cor do Mar, Sossego e Me Dê Motivo, e empenha-se ao dar vida ao personagem, recriado dos 12 aos 55 anos. Nesse tempo, surgem detalhes de sua vida familiar, o encontro com outros mitos, como Roberto Carlos e Elis Regina (interpretados por Reiner Tenente e Izabela Bicalho), a relação com as drogas e o estouro na década de 70. Estreou em 9/3/2012. Até 25/8/2013.

Direção: João Fonseca e Alexandre Elias
Duração: 170 minutos
Recomendação: 14 anos

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Festival Sesi de Música

Festival Sesi de Música tem o objetivo de proporcionar aos trabalhadores a oportunidade de mostrar seus talentos musicais, como compositores e intérpretes, além de facilitar a troca de experiências com outros industriários que também se aventuram no universo musical.
Vai começar o Festival SESI MÚSICA 2013 – Edição São Paulo!  Feito para você trabalhador da indústria.
Inscrições abertas de 1º de julho a 16 de agosto de 2013.
Acredite em seu talento e solte sua voz! 
Categorias:
Música inédita - composição inédita/interpretação (letra e música) e
Música não-inédita - interpretação (músicas já gravadas e editadas)
* cada candidato poderá participar apenas de uma categoria com apenas uma única música.
Premiação: Prêmio em dinheiro de R$ 5.000 (1º lugar), R$ 3.000 (2º lugar) e R$ 2.000 (3º lugar).
Todos os classificados para a semifinal receberão certificado e kit de participação.

Cronograma das Etapas:

  • Inscrições até 16/08
  • Fase Preliminar/Resultados dos candidatos selecionados para a fase semifinal: 30 de agosto 
  • Fase Semifinal, ensaios e oficinas de música: de 20 a 25/10
  • Fase Final: dia 26/10- Local – SESI Campinas  
É a indústria de São Paulo como participante ativa na formação cultural do trabalhador!

Para efetuar sua inscrição, siga as instruções abaixo:
1. Acesse o Regulamento e  formulários necessários abaixo:

2. Imprima e preencha todos os formulários exigidos no Regulamento.

3. Envie toda a documentação prevista no regulamento para: 

Festival SESI Música 2013 – Edição São Paulo
SESI-SP | DEC–Setor de Música
Avenida Paulista, 1313 – Andar Intermediário | 01311-923 – São Paulo – SP

Mais informações no email musicaddc@sesisp.org.br

quinta-feira, 4 de julho de 2013

CCBB traz obras de renascentistas como Da Vinci e Michelangelo ao Brasil

Com 57 obras, chega ao Brasil em julho a mostra inédita "Mestres do Renascimento: Obras-primas italianas". Obras de Rafael, Ticiano, Tintoretto, Leonardo da Vinci e Michelangelo fazem parte da mostra, que será exposta de 13 de julho a 23 de setembro no CCBB São Paulo.
Com curadoria da historiadora da arte Cristina Acidini, a exposição oferece um panorama do florescimento cultural dos séculos 15 e 16.
A mostra está dividida em quatro andares e seis núcleos. No quarto andar, o primeiro núcleo, "Florença", apresenta obras como "Cristo benedicente" (Cristo abençoando), de Rafael, e "Morte di Lucrezia" (Morte de Lucrecia), de Giovanni Bazzi dito Il Sodoma.
No terceiro andar, o núcleo "Roma" conta com outras obras-primas, como um estudo arquitetônico de Michelangelo e o "Giudizio Universale, Pentecoste e Predica di San Pietro, Ascensione di Cristo", de Fra Angelico.
No segundo andar, haverá quatro núcleos, "Urbino", "Milão", "Ferrara" e "Veneza", em que serão apresentadas pinturas de artistas como Giovanni Santi, Lorenzo Lotto, Paolo Veronese, Ticiano e Tintoretto, "Sacra Famiglia con una santa" [Sagrada Família com uma santa], de Andrea Mantegna, "Ritratto di Elisabeta Gonzaga" de Rafael e "Annunciazione" do Giovanni Bellini.
Representando a arquitetura renascentista, a mostra apresenta ainda "Porta della stanza da letto del Duca che accede alla sala delle udienze" (Porta do quarto de dormir do Duque que dá acesso para a sala de audiências), obra talhada em nogueira.
Depois de São Paulo, a exposição parte para o CCBB de Brasília, onde ficará de 12 de outubro de 2013 a 6 de janeiro de 2014.
Serviço


Mestres do Renascimento: Obras-primas italianasQuando: 13 de julho a 23 de setembro de 2013
Segundas, quartas, quintas e sextas das 7h às 23h. Sábados e domingos das 8h às 23h
Onde: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo - Rua Álvares Penteado, 112, Centro - São Paulo/SP
Quanto: entrada gratuita
Estacionamento conveniado: Edifício Zarvos, localizado na rua da Consolação, 228) até a entrada do prédio
Mais informações:(11) 3113-3651 / 3113-3652