segunda-feira, 30 de abril de 2012

Salvage - O Requinte do Resto


Salvage – O Requinte do Resto
Coleção Baby Steinberg

A mostra da estilista Baby Steinberg é uma mistura de tendências. Cortes, formas e cores são reinventadas e recriadas em materiais pouco usados pelo universo da moda.
O que seria lixo se transforma em peças que se acomodam perfeitamente às curvas do corpo, envolvendo-o. Depois de salvo, tudo o que seria descartado se torna uma verdadeira obra de arte.
Como forma de expressão da identidade, a roupa pode transgredir a ditadura das tendências, que desenha os modelos que serão aceitos em cada estação, determinados em seus ciclos pela sociedade de consumo. Essa escolha, porém, é uma atitude de quem veste um traço de personalidade. O modo de criar de Baby, estilista atenta a essa sociedade do desperdício, tem a preocupação de reduzir resíduos industriais, reaproveitar restos e objetos descartados que possam compor um belo vestido, um complemento original ou uma jóia, cuja preciosidade é a imagem, a invenção a serviço de novos modos de sustentabilidade.
Foto – Crédito obrigatório: Dean Claudio

Peças de vestuário criadas a partir de materiais reciclados pela estilista Baby Steinberg podem ser conferidas na mostra Salvage - O Requinte do Resto, que acontece pela Caixa Cultural.

  • Endereço: Praça Da Sé, 111
  • Bairro: Sé / República
  • Tel.: (011) 3321-4400
  • Mais informações: www.caixacultural.com.br
  • "Jorge Amado e Universal" no Museu da Língua Portuguesa


    A exposição Jorge Amado e Universal, que faz parte das comemorações oficiais do centenário de nascimento do escritor, é uma realização da Grapiúna e da Fundação Casa de Jorge Amado, em parceria com a Secretaria de Cultura do Governo de São Paulo e o Museu da Língua Portuguesa.
    O desenvolvimento e organização da mostra é da Nacked & Associados Mercado Cultural sob direção geral de William Nacked. Ana Helena Curti responde pela coordenação geral de conteúdo da exposição já Daniela Thomas e Felipe Tassara são o responsáveis pela expografia.
    Com acervo pertencente à Fundação Casa de Jorge Amado e à família do célebre escritor, Jorge Amado e Universal fica até 22 de julho na capital paulista, seguindo posteriormente para o Museu de Arte Moderna da Bahia em Salvador. A exibição nestas cidades conta com patrocínio do Banco Santander.
    Em São Paulo a exposição conta com o apoio institucional da TV Globo.
    “Essa exposição é um desafio prazeroso de cumprir, tendo em vista a importância e alcance do homenageado e de sua obra. Buscamos elementos para que o público mergulhe em um vasto repertório de conteúdos sobre o homem, o escritor e a obra”, relata William Nacked, diretor geral da iniciativa.
    Para Antonio Carlos de Moraes Sartini, Diretor do Museu da Língua Portuguesa, a mostra “é motivo de grande orgulho para o museu, que assim, se torna mais brasileiro ainda, já que aproximará do grande público um dos autores nacionais que mais bem retratou o nosso povo através de suas aproximadamente 5.000 personagens criadas, cheias de grandezas, fraquezas, de sabedoria popular, donas de uma sensualidade encantadora,repletas de malícia,fé e esperanças. Ainda, segundo o diretor “ a obra deste querido autor baiano ajudou a difundir a cultura brasileira, pois seus livros foram publicados em mais de 50 países e versados para 49 idiomas”.

    domingo, 29 de abril de 2012

    Manoel Hélio no Programa Talk Show (14/08/2012)




    Na terça-feira (14/08/2012) a partir das 21h00 (horário de Brasília-DF), no site www.justtv.com.br, vou participar do Programa Talk Show da minha amiga Celia Coev, vamos falar da minha participação na Antologia de Poesias, Contos e Crônicas: “Nossa História, Nossos Autores” do Grupo Editorial Scortecci na 22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

    Assista e participe enviando perguntas e comentários AO VIVO acessando
    www.justtv.com.br

    Apresentação: Celia Coev
    Produção e Direção: Celia Coev
    Co-Produção: Adriano Tardoque

    Saiba mais sobre o Talk Show em:
    Wordpress -
    http://programatalkshow.wordpress.com/
    Site Oficial -
    http://www.justtv.com.br/talkshow
    Página no YouTube -
    http://www.youtube.com/talkshownatv
    Twitter - http://twitter.com/talkshownatv

    A Arte de Walter Limonada

    "Salve, salve, minha Lemon-Galeraaaaa !!!
    Está disponivel aê pra vocês baixarem numa boa e conhecerem meu primeiro Lemon-CD !!!
    Chama-se: "MENTE PODEROSA" e foi gravado no ano de 2003 !!!
    Nessa época eu ainda não tinha acesso a Internet, mas, já tinha criado o meu selo "Limonada Imprensa Alternativa" !!!
    O álbum saiu com 07 Faixas e foi divulgado e produzido de maneira independente !!!"
     
    ATENÇÃO:
    Você poderá baixá-lo também, em qualquer um desses links, é só ver qual está disponível para o momento:


    1 Lemon-Abração e muita PAZ pá Tod@s !!!!
     

    Annette Giacometti, Paris


    A Pinacoteca do Estado de São Paulo, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, apresenta exposição Alberto Giacometti: Coleção da Fondation Alberto et Annette Giacometti, Paris. Para a exposição foram selecionados cerca de 280 trabalhos, sendo 80 esculturas de tamanhos variados, 40 pinturas, 80 trabalhos sobre papel, 56 fotografias e documentos. Alberto Giacometti (Borgonovo, Suíça, 1901–1966,) é considerado um dos grandes expoentes da arte do século XX e esta mostra configura-se numa oportunidade única para conhecer sua trajetória artística.

    A seleção dos trabalhos expostos foi feita por Véronique Wiesinger, curadora e diretora da Fundação Alberto e Annette Giacometti, que procurou apresentar todas as linguagens do percurso artístico de Giacometti ao longo de meio século, com destaque para a influência da escultura africana e da Oceania, que marca o início da sua obra madura. Disposta em ordem cronológica e temática, a mostra ocupa todo o primeiro andar da Pinacoteca onde são apresentados desde os retratos do artista executados por seu pai e por seu padrinho, ambos pintores, até as esculturas monumentais concebidas para Nova York. A seleção de obras também ressalta os laços de Giacometti com escritores e intelectuais parisienses como André Breton e o surrealismo, ou Jean-Paul Sartre e o existencialismo.

    Todas as salas expositivas se articulam em torno de obras emblemáticas. Entre os destaques Mulher-colher e Casal (ambas de 1927), que evidenciam o impacto da escultura “primitiva” na sua obra, mais à frente Bola suspensa (1930-31), considerada por Breton como o exemplo, por excelência, do que deveria ser uma escultura surrealista. Em seguida, a mostra aborda o tema da cabeça humana, questão central na obra de Giacometti, que realizou centenas de estudos sobre a cabeça e sobre os olhos do ser humano. A sala seguinte tem como centro as esculturas A gaiola (1949-50) e A floresta (1950), e a curadoria chama atenção para o espaço da representação: as figuras são inscritas em “gaiolas” que configuram um espaço virtual. A sala seguinte é dedicada aos bustos, pintados ou esculpidos, que exemplificam a impossibilidade de retratar, na íntegra, as emoções e as expressões do modelo. Destaque para os retratos de sua esposa Annette e de Rita, a cozinheira de sua mãe. Neste mesmo espaço será apresentado o filme "O que é uma cabeça? Ou a passagem do tempo" (2001) que narra a trajetória de Giacometti. Nos corredores do museu serão exibidas esculturas de grandes dimensões como Mulher de Veneza (1956). E finalmente, no Octógono, espaço central da Pinacoteca, o visitante poderá ver a monumental escultura Homem caminhando, que integra o importante conjunto concebido para o projeto do Chase Manhattan Plaza, em Nova York, em 1960.

    A mostra Alberto Giacometti: Coleção da Fondation Alberto et Annette Giacometti, Paris também terá um ciclo de palestras (22/03, 26/4, 10/5 e 14/6), abrindo com Véronique Wiesinger, diretora da Fundação Giacometti, que falará sobre a mostra e a trajetória artística de Alberto Giacometti. Além disso, na loja da Pinacoteca o público encontrará diversos produtos como canecas, camisetas, papelaria e bolsas, desenvolvidos especialmente para a exposição.

    Fruto de um trabalho de três anos de contatos internacionais e realizada em parceria com a Fondation Alberto et Annette Giacometti de Paris e com a Pinacoteca do Estado de São Paulo, a exposição teve sua organização e produção a cargo da Base7 Projetos Culturais e coordenação de produção na Europa de Elise Jasmin.

    A retrospectiva de Alberto Giacometti seguirá para o Museu de Arte Moderna, no Rio de Janeiro, de 17 de julho a 16 de setembro, e para a Fundación Proa, em Buenos Aires, de 13 de outubro a 9 de janeiro de 2013.

    Fonte http://www.pinacoteca.org.br/pinacoteca/default.aspx?c=exposicoes&idexp=611&mn=100

    sábado, 28 de abril de 2012

    Conheça a obra de Pablo Neruda


    Posso escrever os versos mais tristes esta noite
    Escrever por exemplo:
    A noite está fria e tiritam, azuis, os astros à distância
    Gira o vento da noite pelo céu e canta
    Posso escrever os versos mais tristes esta noite
    Eu a quiz e por vezes ela também me quiz
    Em noites como esta, apertei-a em meus braços
    Beijei-a tantas vezes sob o céu infinito
    Ela me quiz e as vezes eu também a queria
    Como não ter amado seus grandes olhos fixos ?
    Posso escrever os versos mais lindos esta noite
    Pensar que não a tenho
    Sentir que já a perdi
    Ouvir a noite imensa mais profunda sem ela
    E cai o verso na alma como orvalho no trigo
    Que importa se não pode o meu amor guardá-la ?
    A noite está estrelada e ela não está comigo
    Isso é tudo
    A distância alguém canta. A distância
    Minha alma se exaspera por havê-la perdido
    Para tê-la mais perto meu olhar a procura
    Meu coração procura-a, ela não está comigo
    A mesma noite faz brancas as mesmas árvores
    Já não somos os mesmos que antes havíamos sido
    Já não a quero, é certo
    Porém quanto a queria !
    A minha voz no vento ia tocar-lhe o ouvido
    De outro. será de outro
    Como antes de meus beijos
    Sua voz, seu corpo claro, seus olhos infinitos
    Já não a quero, é certo,
    Porém talvez a queira
    Ah ! é tão curto o amor, tão demorado o olvido
    Porque em noites como esta
    Eu a apertei em meus braços,
    Minha alma se exaspera por havê-la perdido
    Mesmo que seja a última esta dor que me causa
    E estes versos os últimos que eu lhe tenha escrito.
    (Pablo Neruda)

    sexta-feira, 27 de abril de 2012

    Vamos ao Teatro?

    SOPRO DE VIDA
    História inusitada onde duas mulheres se enfrentam num sutil embate pelo mesmo homem, partilhado por ambas durante mais de 25 anos. Surpreendentemente, a amante é mais velha que a esposa e até mesmo que o próprio marido. A partir dessa trama, as personagens de David Hare, um dos dramaturgos ingleses mais consagrados das últimas décadas, autor de roteiros de sucessos como “As Horas” e “O Leitor”, revelam uma gama de sensações, sentimentos e preconceitos. Com Cia. Montenegro & Raman. Com Nathalia Timberg e Rosamaria Murtinho. Direção: Naum Alves de Souza. Recomendação etária: 14 anos. Duração: 90 minutos. Ingressos: R$ 70,00 (inteira), R$ 50,00 (antecipado até 27/4), 45,00 (com apresentação de recorte dos jornais Diário do Grande ABC ou Estação Notícia e apresentação de flyer) e R$ 35,00 (meia-entrada para estudantes e pessoas com 60 anos ou mais). Este espetáculo foi selecionado no edital de ocupação dos teatros.
    Teatro Lauro Gomes.
    Rua Helena Jacquey, 171, Rudge Ramos.
    Tel: 4368-3483.
    Dia 28 (sábado) 21h 
    Dia 29 (domingo) 19h -

    1º Encontro em Dança e 1º Encontro em Teatro

    1º Encontro em Dança e 1º Encontro em Teatro ministrados no Centro Livre de Artes Cênicas - CLAC, referentes ao ano de 2012.

    Inscrições: De 23 de abril a 15 de maio de 2012, de terça à sexta, das 11h às 18h;

    Local da inscrição: Centro Cultural Bairro Baeta Neves – Praça Cônego Lázaro Equini, 240, Baeta Neves, São Bernardo do Campo;

    Duração: 09 (nove) meses;

    Período do processo de seleção: De 16 a 21 de maio de 2012;

    Início das aulas: Dia 26 de maio de 2012 – para a turma do curso 1º Encontro em Dança e dia 30 de maio de 2012 – para a turma do curso 1º Encontro em Teatro.

    Fonte: http://www.saobernardo.sp.gov.br/comuns/pqt_container_r01.asp?srcpg=cultura_editorial_completo&ref=135

    FAM está com as inscrições abertas para o Festival de Música da Alta Mogiana até 15 de junho


    As inscrições podem ser feitas pelos Correios, ou pessoalmente, na Eclética Produtora de Ideias!, em Ribeirão Preto (SP), de segunda a sexta-feira, das 14 às 18 horas, ou pela internet, seguindo as orientações do site do FAM. Serão aceitas apenas músicas inéditas, sem restrição ao estilo musical.
    A 4ª edição do FAM classificará 24 músicas que irão concorrer em duas eliminatórias. Destas 24 canções, 12 irão para a grande final que distribuirá 28.500,00 em prêmios entre as músicas finalistas. O primeiro lugar ganhará 10.000,00; o segundo 6.000,00; o terceiro leva 4.000,00; o quarto ficará com 2.000,00 e o quinto lugar, 1.500,00. Já as músicas classificadas do 6º a 12º lugar levarão ainda o prêmio de 500,00. A novidade deste ano é a categoria Aclamação Popular: a música que tiver a maior aprovação do público levará o prêmio de 1.500,00.
    Além disso, as músicas classificadas para o FAM, vindas de cidades com distância igual ou superior a 80 km de Ribeirão Preto, receberão ajuda de custo de 500,00, possibilitando assim, a participação de compositores e intérpretes de todo o Brasil, promovendo o intercâmbio e a difusão da música brasileira, objetivos maiores do Festival.
    O regulamento e a ficha de inscrição estarão disponíveis no site Festivais do Brasil (www.festivaisdobrasil.com.br/fam) a partir do dia 16 de abril.
    FAM
    O FAM é um festival de música de caráter competitivo, com inscrições abertas e divulgadas em todo Brasil através de sites e imprensa especializada. Podem participar apenas músicas inéditas (que não tenham sido gravadas ou difundidas comercialmente), de qualquer estilo musical. O material inscrito será avaliado por uma comissão julgadora contratada pela organização, formada por pessoas ligadas à área musical, de comprovada capacidade e conhecimento musical, artístico e cultural.
    3ª edição – Na última edição do FAM, realizada em 2010, o festival recebeu 541 músicas, inscritas por compositores e/ou intérpretes das várias regiões brasileiras. A grande vencedora foi a música “Na real”, de Flávio Anchieta, interpretada pela cantora Camila Zambianchi, de Ribeirão Preto. Nas três edições já realizadas, o Festival recebeu shows de encerramento em cada uma das noites (eliminatórias e finais).
    Em 2007, o festival recebeu o cantor e compositor paraibano Chico César, os ribeirãopretamos da Banda Balaco e a banda Mundo Livre SA, de Pernambuco. Em 2008, estiveram no palco do Teatro de Arena o Trio Virgulino, o cantor e compositor ribeirãopretano Dimi Zumquê, com a participação de artistas convidados – Verônica Ferriani, Mário Féres e Vânia Lucas – e a banda Tribo de Jah. A terceira edição do festival ofereceu ao público shows de Beto Guedes, Banda Sobrado 112 e Banda Eddie, de Recife.
    O FAM é uma realização da Eclética Produtora de Ideias!, e da Zumquê Produções & Arte, com patrocínio da Cia de Bebidas Ipiranga e apoio do ProAC (Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo) e da Secretaria Municipal da Cultura de Ribeirão Preto. A direção artística é do cantor e compositor ribeirãopretano Dimi Zumquê, premiado em vários, e importantes, festivais de música pelo País.
    Serviço:
    Inscrições 4ª edição do FAM – Festival de Música da Alta Mogiana
    Data das Inscrições: de 16 de abril a 15 de junho de 2012
    Forma: as inscrições podem ser feitas pelos Correios, online através do e-mail festivaldaaltamogiana@gmail.com ou pessoalmente na Eclética Produtora de Ideias!, – Praça Antônio Lopes Veludo, nº 51, Jardim Sumaré, em Ribeirão Preto (de segunda a sexta-feira, das 14 às 18 horas).
    FAM – Festival da Alta Mogiana (de 16 a 18 de agosto) – nos Estúdios Kaiser de Cinema (Ribeirão Preto)
    Premiação: R$ 28.500,00
    1º lugar: R$ 10.000,00 / 2º lugar: R$ 6.000,00 / 3º lugar: R$ 4.000,00 / 4º lugar: R$ 2.000,00 / 5º lugar: / 5º lugar: R$ 1.500,00 / do 6º a 12º lugar: R$ 500,00 / Aclamação Popular: R$ 1.500,00 / Ajuda de custo de R$ 500,00 para as músicas classificadas vindas de outras cidades
    Informações: www.festivaisdobrasil.com.br/fam / festivaldaaltamogiana@gmail.com /
    (16) 3620-7032
    Endereço: A Eclética Produtora de Ideias! fica na Praça Antônio Lopes Veludo, 51, Jardim Sumaré, em Ribeirão Preto (SP) / CEP 14025-120
    Atendimento à Imprensa
    Verbo Nostro Comunicação Planejada
    Telefone: (16) 3632-6202
    Jornalistas: Andréa Berzotti, Luciana Grilli e Valter Jossi
    Estagiário: Leandro Martins

    quinta-feira, 26 de abril de 2012

    DIA DO GOLEIRO - PARABÉNS A TODOS

    GILMAR DOS SANTOS NEVES
    Bicampeão Mundial Interclubes e da Taça Libertadores pelo Santos em 1962 e 1963. Campeão Paulista (07 vezes) em 1951, 1952 e 1954 pelo Corinthians, 1962, 1964, 1967 e 1968 pelo Santos. Campeão da Taça Brasil pelo Santos em 1962, 1963, 1964 e 1965. Campeão do Torneio Rio-São Paulo 05 Vezes – 1953 e 1954 pelo Corinthians e 1963, 1964 e 1966 pelo Santos. Taça de Prata de 1968 pelo Santos.
    BICAMPEÃO MUNDIAL pela Seleção Brasileira em 1958 e 1962. Disputou também a Copa de 1966.
    Fonte: http://blog.maismemoria.net/?p=634


    "Ser goleiro é ser herói e vilão.
    É querer evitar o inevitável sempre achando, lá no fundo, que dava pra defender o mais indefensável dos chutes.
    É jogar um jogo coletivo de forma quase individual e depois de uma grande defesa, ainda que não te agradeçam, saiba que você é tão importante quanto o atacante.
    É saber dizer, que falhas fazem parte, pois só quem joga lá sob as traves, sabe o quanto defesas que parecem fáceis, podem ser bem mais difíceis do q se espera.
    Enfim, ser goleiro é ser o coração do time, mesmo num jogo onde o principal objetivo vc deve evitar."
    Desconhecido

    quarta-feira, 25 de abril de 2012

    Roberto Ferrari - Ventos da Paixão

    Fui apresentado á Roberto Ferrari em fins de 2011, através do livro de poemas “Sublime Amor”, e agora se apresenta com o livro “ Ventos da Paixão”, confirmando a sua vocação para a poesia.
    Roberto Ferrari apresenta-se neste novo tomo, lírico, sensível, encantador!
    “Ventos da Paixão” é um livro com poemas inspirados, talhados com esmero, com uma clareza e fluidez admirável... Seus poemas em versos brancos estão sintonizados a elementos da natureza, consoantes com a mais pura tradição dos poetas românticos, onde o ser amado assume o papel central e detém nas mãos o destino de duas vidas...
    As poesias que compõem o livro “Ventos da Paixão” de Roberto Ferrari são portadoras do que lhe cala fundo na alma, nos sentidos, no coração, in “ Vontade de Amar” o autor esclarece;
    “A voz do meu coração apaixonado fala através da minha poesia”.
    Assim, o autor fundindo se ao eu lírico dos poemas, transmite aos leitores a sensação de que seus poemas são algo biográfico... E esta presença em sua obra não é o que mais se espera de um verdadeiro autor?
    Roberto Ferrari em “Ventos da Paixão” optando por versos brancos, livres, mas muito sensíveis, verdadeiros depositários da mais pura tradição romântica, deixa claro a sua independência de lobo solitário da escrita, transforma-se em uma grata surpresa para aqueles que lamentam a ausência de novos poetas, mas não atentam para os que estão surgindo ao seu redor.
    Os poemas deste livro apresentam um Roberto Ferrari que não teme a maldição da eterna mudança nas relações humanas, com seus altos e baixos, embora o titulo do livro escrito no plural indique movimento,e possíveis mudanças... Este autor apropria-se da máxima de Vinicius de Moraes; “Que o amor seja eterno, enquanto dure” e a elabora, pois em “Ventos da Paixão” o amor não morre, é eterno, metafísico...
    Roberto Ferrari transforma-se assim num escritor de sonhos alheios...
    Enquanto canta o “Eterno”, com “ Inspiração”, com imensa “ Vontade de Amar”, em alguns momentos “ Sem palavras “, Roberto Ferrari sentenciando nos diz: “ Enxergo nosso amor em cada botão, em cada semente, em cada dia” ,e transforma-se num escritor de sonhos alheios... E cumpre assim, seu destino de poeta e torna pertinente a sua poesia!
    In “Amor Maior”, Roberto Ferrari “É fiel ao momento”, “Numa entrega de tudo e de si mesmo”, apresenta-se um poeta intenso...
    Extremamente romântico que busca cumplicidade na natureza in “Refúgio”, mas que só se encontra pleno na pessoa amada... Em “Ventos da Paixão” o amor e a paixão têm horas que se confundem, noutras se complementam, sensualidade e recato se harmonizam definindo assim o tom do livro, em nada monocromático!
    Outro ponto de possível contraste esta em “Carinho” onde o amor quer ser notado, e quando chama a atenção para si, será que não pretende a amada submissa?
    Não será estranho que no poema “Brilho” encontramos reflexos da poética de Castro Alves, como em “Te Amo” os mesmos ressentimentos pela falta que a amada lhes trás... É o que se comprova na poesia “Descompasso”.
    Em “Mar Profundo” fica clara a idéia de que só no amor duas pessoas distintas se completam!
    O poema “Cavalgada de Amor” é muito sensual, mas também muito instigante; - A amada tão angelical, é também muito humana...
    Em “Sonho” há a comunhão entre amor e paixão. Já em “Prazer” fica bem caracterizada a distinção entre amor e paixão... Não serão os tais “Ventos da Paixão”?
    Mas este livro tem um algo mais, que encanta e que sensibiliza a valorização de pessoas caras ao poeta, seus familiares, e em outro momento os seus amigos... Em “Ventos da Paixão” existe lugar de destaque para a fraternidade! É por tanto um livro completo!
    Em suas poesias Roberto Ferrari, neste amadurecido “Ventos da Paixão”, discorre sobre amor, paixão, relações humanas, com a sensação de que não são fáceis, e que em certos momentos se complicam, se contradizem... Questiona-se se o amor em algum momento da vida é razoável, que a intensidade dos sentimentos é causa de dor, e ao mesmo tempo balsamo para a dor de não ser amado...
    A condição efêmera da humanidade é posta á prova, diante da possibilidade dos sentimentos de amor e paixão serem eternos...
    “Ventos do Amor” trás outros tantos poemas cativantes, vale o esforço do poeta Roberto Ferrari em grafá-los nas consciências dos seus possíveis leitores...
    Enquanto isso não ocorrer, ficará o poeta, caso ocorra algum dissabor com a pessoa amada a velar... “Engana a saudade vigiando pela janela”!
    Cabe lembrar que o poeta enxerga o mundo através de suas poesias... Atentem quando da leitura de cada verso de “Ventos da Paixão”, os olhos de Roberto Ferrari, tocarão os teus...
    E este encontrar-se certamente te sensibilizará!

    Edvaldo Rosa
    Poeta, Escritor

    Ilustração: Foto de Roberto Ferrari retirada do site www.poetadoamor.com.br acessado em 25/04/2012 ás 12:31
    Edvaldo Rosa
     
    Coquitel de Lançamento e Sarau 
     
    Quando: 05 de Maio de 2012
    Local: Av. Paulista, 509 (prox. metrô Bigadeiro)
    Horário: 15h

    terça-feira, 24 de abril de 2012

    Nova edição da Mostra Latino-Americana


    A VII Mostra Latino-Americana de Teatro de Grupo, realização da Cooperativa Paulista de Teatro e do Instituto Internacional de Teatro da UNESCO no Brasil (ITI- Brasil), terá como eixo “a mulher na produção teatral da América Latina”.
    De 24 a 29 de abril, cerca de 100 artistas de dez companhias teatrais da América do Sul, América Central e Espanha se apresentarão na Oficina Cultural Oswald de Andrade e na unidade do SESC Bom Retiro. México e Cuba representam a América Central. Chile, Argentina e Uruguai, a América do Sul. O Brasil estará presente com grupos de Rondônia, Pernambuco, São Paulo e Santa Catarina. Como convidadas especiais da versão de 2012, estarão presentes as companhias espanholas Inversa Teatro, da Galícia, e Cia Hermanos Oligor, de Valência.

    segunda-feira, 23 de abril de 2012


    Não se acostume com o que não o faz feliz, revolte-se quando julgar necessário. 
    Alague seu coração de esperanças, mas não deixe que ele se afogue nelas.
    Se achar que precisa voltar, volte!
    Se perceber que precisa seguir, siga!
    Se estiver tudo errado, comece novamente.
    Se estiver tudo certo, continue.
    Se sentir saudades, mate-a.
    Se perder um amor, não se perca!
    Se o achar, segure-o!
    Fernando Pessoa

    domingo, 22 de abril de 2012


    O amor, o sentimento mais nobre, capaz de enfrentar as dificuldades e de criar laços que jamais o tempo poderá destruir.
    Histórias que se entrelaçam trazendo o verdadeiro significado da vida. Mesmo nos momentos mais difíceis a vida vai nos mostrando que o mais importante de tudo é acreditar que ainda podemos fazer Um Novo Amanhecer.
    Mora Alves

    A Ponte

    Lenine

    Como é que faz pra lavar a roupa?
    Vai na fonte, vai na fonte
    Como é que faz pra raiar o dia?
    No horizonte, no horizonte
    Este lugar é uma maravilha
    Mas como é que faz pra sair da ilha?
    Pela ponte, pela ponte
    A ponte não é de concreto, não é de ferro
    Não é de cimento
    A ponte é até onde vai o meu pensamento
    A ponte não é para ir nem pra voltar
    A ponte é somente pra atravessar
    Caminhar sobre as águas desse momento
    A ponte nem tem que sair do lugar
    Aponte pra onde quiser
    A ponte é o abraço do braço do mar
    Com a mão da maré
    A ponte não é para ir nem pra voltar
    A ponte é somente pra atravessar
    Caminhar sobre as águas desse momento
    Nagô, nagô, na Golden Gate
    Entreguei-te
    Meu peito jorrando meu leite
    Atrás do retrato-postal fiz um bilhete
    No primeiro avião mandei-te
    Coração dilacerado
    De lá pra cá sem pernoite
    De passaporte rasgado
    Sem ter nada que me ajeite
    Nagô, nagê, na Golden Gate
    Coqueiros varam varandas no Empire State
    Aceite
    Minha canção hemisférica
    A minha voz na voz da América
    Cantei-te, ah
    Amei-te
    Cantei-te, ah
    Amei-te

     

    Pinóquio, com a Cia Roma Produções Artísticas

    Teatro Santos Dumont


    Endereço: Avenida Goiás, 1111

    Santa Paula - São Caetano do Sul/SP

    Teatro Infantil
    Telefone:
    4221-8347


    Horários:
    22 de abril de 2012 | Início: 16:00 - Término 17:00


    Formas de Pagamento: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). 60min. Livre. Ingressos à venda na bilheteria do teatro, no dia do espetáculo, a partir das 13h.

    Lotação: 370 lugares

    Preço: Médio

    Descrição

    Musical Infantil. Baseado no conto do italiano Carlo Collodi. A história trás as aventuras de um boneco que deseja se tornar uma criança de verdade. Seu pai, o carpinteiro Gepeto, ao fazer Pinóquio, ele só deseja mais um boneco, nada além de uma marionete sob seu total controle e divertimento. Ao se dar conta de que é pai de verdade, depara-se com a responsabilidade e o cuidado que esta condição lhe exige. Ambientado na Itália, na segunda metade do século XIX, o espetáculo traz uma trilha sonora com temas de grandes compositores italianos, além da cenografia e adereços, com características da região. Cia Roma Produções Artísticas.

    sábado, 21 de abril de 2012


    A Pinacoteca do Estado de São Paulo,
    instituição da Secretaria da Cultura, apresenta primeira exposição retrospectiva
    de Lygia Pape - um dos principais nomes da arte brasileira contemporânea junto
    com Hélio Oiticica e Lygia Clark, aos quais a artista tinha uma forte
    ligação. Espaço Imantado reúne cerca de 200 obras, entre pinturas, relevos,
    xilogravuras, ações performáticas – mostradas por meio de objetos, vídeos e
    fotografias –, produção cinematográfica, cartazes de filmes, poemas, colagens e
    documentos.
    A mostra exibe suas peças mais conhecidas, como Tecelares (1957) e
    Livros, e outras experiências menos difundidas, como os Ballets Neoconcretos e
    sua produção cinematográfica, mais precisamente, a seleção de filmes
    experimentais que será exibida pela primeira vez em conjunto. Além disso, também
    serão apresentadas obras de experiências coletivas que sobreviveram por meio de
    documentos visuais. As Ttéias, instalações realizadas com fios prateados,
    dourados ou transparentes, que farão o espectador submergir em um espaço
    dominado pela luz e pela abstração poética estarão no centro da
    mostra.Para entender a trajetória de Lygia Pape é necessário conhecer o
    contexto artístico e político do Brasil da segunda metade do século XX. Nos anos
    50, o País passou por um processo de modernização, vivenciando iniciativas
    inovadoras na literatura, arquitetura e no urbanismo.
    Na arte, esse processo levou à abertura dos Museus de Arte Moderna em São Paulo e no Rio de Janeiro,
    além do início da Bienal de São Paulo, entre outros acontecimentos. O percurso
    de Espaço Imantado revisa o papel protagonista de Lygia Pape nesta modernização,
    com sua participação em duas correntes não figurativas. Primeiro, participando
    do Grupo Frente, que defendia a linguagem geométrica como um campo aberto à
    experimentação; depois, na fundação do neoconcretismo, que propiciava uma
    participação cada vez mais ativa do espectador na obra, dando um passo decisivo
    na integração da arte com a vida.Da fase inicial à madura.
    Concretismo e Grupo FrenteA fase inicial de Lygia Pape foi
    resgatada para esta mostra por meio de quatro telas realizadas na linha da
    abstração de tendência orgânica, passando depois à abstração geométrica por meio
    de uma série de pinturas e relevos feita pela artista quando já formava parte do
    Grupo Frente.
    Tratam-se das pinturas denominadas Jogos Vectorais, realizadas
    entre 1953 e 1955, que consistem em telas que apresentam um jogo dinâmico entre
    linhas e quadrados, e dos relevos Jogos Matemáticos que, baseados na repetição
    de formas regulares, brincam com o negativo e o positivo, com a cor e a
    profundidade. Em 1955, Pape começa a trabalhar com a xilogravura, uma
    técnica que lhe serve de meio de exploração para obter as evidências mais
    avançados da época. Um exemplo disso é a série Tecelares, um conjunto
    excepcional com o qual inicia a sua fase madura, evoluindo em complexidade
    espacial e técnica, e forma um corpus sólido que será objeto de reelaboração
    constante ao longo de sua carreira. Os Tecelares foram apresentados nas quatro
    exposições realizadas pelo Grupo Frente entre 1954 e 1956, e na histórica
    Exposição Nacional de Arte Concreta (que teve lugar primeiro no MAM de São
    Paulo, em 1956, e depois no MAM do Rio de Janeiro, em 1957). Em um primeiro
    momento, predominam os Tecelares claros, realizados pela incisão de sutis linhas
    na madeira, mas, com o passar do tempo, vão escurecendo por meio da utilização
    de superfícies pretas mais amplas que deixam entrever as características do
    material. Para a artista, a série representa a primeira tentativa satisfatória
    de distinção entre fundo e forma, aspecto determinante na criação de um espaço
    qualificado por Pape como “desdobrado, invertido, ambivalente”. O espaço como
    elemento visual e semântico tem sua prolongação nos Desenhos (1957-1959), onde a
    trama às vezes se interrompe para projetar formas geométricas ligeiramente
    deslocadas ou em negativo. Realizados em sua maioria em tinta sobre papel
    japonês, a artista consegue uma leveza que nos remete às gravuras japonesas.
    Neoconcretismo. Ballets, Poemas e Livros.
    Em 1959, junto com Hélio Oiticica e Lygia Clark, Pape abandona o Grupo Frente e
    inicia um dos movimentos mais significativos da arte brasileira, o neoconcreto,
    que lhes permitem desenvolver obras de arte a serem incluídas na vida cotidiana.
    Neste contexto, os Ballets Neoconcretos I e II, são lançados. Ambas as obras são
    apresentadas na exposição por meio da recriação do Ballets I e de vídeos de
    ambos. O primeiro traduzia visual e musicalmente um poema com o movimento de
    formas geométricas impulsionadas por bailarinos escondidos em seu interior. O
    segundo traçava o percurso frontal de dois planos que se aproximavam e
    distanciavam na escuridão até atingir a máxima ambivalência entre fundo e
    figura. Fruto da colaboração de Lygia Pape com o poeta Reinaldo Jardim e o
    bailarino Gilberto Motta, os Ballets incorporam o tempo subjetivo à obra de
    arte, um aspecto chave do neoconcretismo, que preludia a participação do
    espectador ao diminuir a distância entre a obra de arte e a vida.Pape
    compartilha muitos comportamentos com os principais poetas e teóricos do
    momento, mas em alguns casos não se iguala a seus contemporâneos. Nesse sentido,
    foi a primeira dos neoconcretistas a aplicar o mesmo princípio artístico que
    acabamos de citar, a sua criação poética: a participação do leitor na construção
    do livro. Em uma de suas últimas declarações, resume toda a sua prática
    artística: “quero trabalhar intensamente em um estado poético. Estou em busca do
    poema”.
    O ponto de partida para esta atitude foram os Poemas luz e os Poemas
    objeto (realizados entre 1956 e 1957). Estes correspondem ao antecedente direto
    do Livro da criação (1959-60), um origami poético no qual não faz uso da
    palavra, mas constrói uma narrativa por meio da imagem. Em suas 14 páginas ou
    “unidades”, a artista utiliza formas e cores, criando diagramas tridimensionais
    montáveis e desmontáveis que podem ser desdobrados pelo espectador, e que narram
    a criação do mundo. O Livro da Arquitetura (1959-60) retoma o ato
    performático. Neste caso, explora a criação de espaços para habitar o mundo e o
    significado das formas arquitetônicas. Diferentemente do que acontece na obra
    anterior, nesta o espectador pode realizar a leitura em sentido inverso,
    desmontando a forma e, se quiser, voltando ao estado plano do objeto.
    Finalmente, o Livro do Tempo (1961-1965) é uma grande tela geométrica
    constituída por 365 unidades de madeira pintada, equivalentes aos dias do ano.
    Atividade cinematográfica.
    Cinema Novo A ruptura do grupo neoconcreto, em 1963, marcou um ponto de inflexão na trajetória de Lygia Pape, que se lança no meio cinematográfico para dar início a sua
    atividade como cineasta e às suas colaborações com o Cinema Novo. Desta forma
    são reunidos na exposição, pela primeira vez, quase uma dezena de filmes
    realizados entre 1967 e 1976. Seu primeiro filme, La Nouvelle Creation (1967),
    rodado em 35 mm, manipula imagens pré-existentes da NASA para sugerir o
    nascimento de um homem novo, procedimento ao qual recorrerá novamente em Our
    Parents “Fossilis” (1974), uma colagem de retratos da população indígena
    extraídos de cartões postais. A atração por esta temática e pela cultura popular
    é evidenciada nos filmes A mão do Povo e Carnival in Rio (1974), mais
    relacionados com o documentário, enquanto o espírito do Cinema Novo está muito
    presente nos filmes Wampirou (1974), Catiti Catiti (1978) e Arenas Calientes
    (1974). Outra questão recorrente na sua cinematografia é a dimensão erótica.
    O homem e sua bainha (1968) evoca o espaço como um contínuo ambíguo
    interior-exterior, enquanto Eat me (1976) representa o germe de uma obra sobre a
    exploração da imagem da mulher na sociedade de consumo.Também estão
    presentes na mostra desenhos dos cartazes e dos créditos que fez para os filmes
    dos cineastas que integravam o movimento do cinema experimental brasileiro, como
    Carlos Diegues, Joaquim Pedro de Andrade e Walter Lima Jr., entre outros para
    filmes como Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964) de Glauber Rocha e Vidas Secas
    (1963) de Nelson Pereira.Nova Objetividade
    Brasileira
    Em 1964 é instaurada a ditadura militar no Brasil,
    mas a vontade de renovação em todos os âmbitos da cultura brasileira não
    diminui. Neste contexto, surge o tropicalismo, cujo nome deriva da obra
    Tropicália (1967) de Hélio Oiticica, realizada por ocasião da mostra Nova
    Objetividade Brasileira. A Nova Objetividade marcou o retorno de Lygia Pape
    para as artes plásticas. As suas obras Caixa de baratas (1967) e Caixa de
    formigas (1967) não representam apenas uma crítica explícita à arte mumificada
    dos museus, mas também à condição marginal da população e à voracidade com a
    qual a ditadura se alimenta de suas vítimas.
    Trata-se, no primeiro caso, de uma coleção bem escolhida e perfeitamente alinhada de baratas mortas, enquanto a
    Caixa de formigas consiste no ir e vir de formigas em cima de um pedaço de carne
    crua e com a frase “a gula ou a luxúria”, escrita no fundo da caixa. Em 1968
    a atividade de Lygia foi intensa, sugerindo uma volta para a experimentação
    sensorial e participativa em consonância com o trabalho realizado por outros
    artistas. No contexto da manifestação Apocalipopótese, a artista apresenta a
    ação O Ovo (1968), na qual três pessoas saem do interior de três formas cúbicas
    após quebrar a casca em um gesto ao mesmo tempo transgressor e libertador. Nesse
    mesmo ano conclui Divisor (1968), sua primeira experiência coletiva e uma das
    mais importantes da época por sua dimensão sensorial e poética. Nela, os
    participantes mostram as suas cabeças pelos buracos de um tecido de grandes
    dimensões que os une entre eles e os separa de seus corpos. O caráter lúdico da
    experiência transforma o impulso individual em um pretexto para a mobilização
    coletiva. Roda dos Prazeres (1968) mostra, do mesmo modo que as duas
    experiências citadas, o interesse especial de Lygia pela realização de uma obra
    sem autor, que pudesse ser repetida sem que a artista estivesse presente. Assim
    será realizada na exposição. Deste modo é provocada uma tomada de consciência
    dos sentidos, incitando o público a se servir de umas gotas de água com corante
    alimentício de diferentes sabores para tingir a língua de cores distintas. Por
    último, Espaços imantados (1968) contém um amplo registro fotográfico de ações
    que funcionam como campos magnéticos para a interação social espontânea.
    Ttéias As obras conhecidas pelo nome de Ttéia adotam diversas concretizações, de 1977 até o ano 2000. A primeira remonta ao projeto Ttéias-Redes, desenvolvido em 1977 com seus alunos, no Parque Lage.
    A série de peças elaborada com os característicos fios admite variantes em função
    do espaço (esquina / isolada), do tipo de luz (natural / artificial) e do fio
    (cobre / prata / transparente), assim como da estrutura escolhida entre as
    diversas projetadas pela artista. Nessas obras encontra-se o segredo para
    compreender a progressão gradual de Lygia em direção à total abstração do espaço
    poético. Último resultado de suas experiências no construtivismo brasileiro, as
    Ttéias são um elo a mais na incorporação do tempo subjetivo e da participação do
    espectador na obra de arte. Se trata, de acordo com Pape, de “uma rede onde as
    aranhas tecem planos de vida ou morte”. A artistaLygia Pape
    (Nova Friburgo, 1927 – Rio de Janeiro, 2004) é considerada uma das principais
    artistas brasileiras, pelo grau de experimentação atingido em sua singular
    produção e pela constante mutação de suas obras. Iniciou sua carreira alinhada
    com o concretismo brasileiro do Grupo Frente. Junto com artistas como Hélio
    Oiticica e Lygia Clark, abandona este grupo em 1959 inaugurando a arte
    neoconcreta, cujo manifesto é considerado como o início da arte brasileira
    contemporânea.
    A característica principal da obra de Pape é a integração das
    esferas estética, ética e política. Durante a fase neoconcreta realizou uma
    investigação sobre o dualismo entre matéria e forma com obras como Ballet
    Neoconcreto e Tecelares. Aos poucos, a aproximação de sua obra com a vida
    levou-a à inserção da temporalidade e a uma transformação constante dos meios.
    Uma conquista importante dos artistas brasileiros como Pape foi o fato de tomar
    a abstração europeia como ponto de partida, mas sem fazer desta uma mera versão.
    Pelo contrário, enfrentaram-na com uma atitude de rebeldia e respeito, e
    aproveitaram a situação local para realizar um discurso internacional. Após
    refletir sobre a forma, Pape passou a trabalhar em seus Livros, levando em conta
    a luz e os efeitos do olhar do espectador. Esse interesse na percepção da obra
    resultou, naturalmente, nas ações performáticas dos anos 60, algumas vezes
    baseadas na participação de outro indivíduo, em vídeos sobre os diferentes
    olhares sobre um mesmo espaço ou sobre sua influência na sua própria obra. No
    final dessa década, quando a repressão política no Brasil é mais forte, realiza
    suas caixas como uma crítica ácida aos valores e repertórios das elites e
    instituições culturais. Em suas últimas obras voltou a trabalhar sobre o objeto
    e a instalação, compreendidos como a representação de sensações, a tentativa de
    criar uma manifestação eventual cujo caráter não é permanente e que contém uma
    narratividade subjacente. Como descreveu Hélio Oiticica, a obra de Lygia Pape é
    uma semente permanentemente aberta.
    PalestrasLygia Pape - Espaço Imantado29 de março de 2012
    (quinta-feira), às 19hCauê Alves, crítico de arte e professor do
    curso de História, Crítica e Curadoria da PUC-SP Taisa Palhares, curadora e
    pesquisadora da Pinacoteca de São Paulo 3 de maio de 2012
    (quinta-feira), às 19hPaula Pape, presidente do Projeto Lygia
    PapePaulo Herkenhoff, curador e crítico de arte
    Todas as palestras ocorrerão no Auditório da Pinacoteca Luz,Praça da Luz 2, São
    Paulo.
    Entrada franca Dança Balé neoconcreto I e II, de Lygia
    Pape, com participação da coreógrafa Né Barros 30 de março de 2012
    (sexta-feira), às 20h e 31 de março de 2012 (sábado), às 19h
    SESC Bom Retiro,
    à Alameda Nothmann, 185, São Paulo
    Informações e ingressos
    telefone (11) 3332-3600

    Tarsila do Amaral – Percurso Afetivo

    Primeira exposição individual nos últimos 40 anos no Rio de Janeiro de uma das mais importantes e emblemáticas artistas brasileiras. Tarsila do Amaral tem seu nome registrado na história da arte brasileira como uma vanguardista com presença marcante no Modernismo Brasileiro envolvendo-se de forma direta nos movimentos Pau-Brasil e Antropofágico.

    Atenção! Entre os dias 24 e 29 de abril a exposição funciona das 08h às 21h. E especialmente, na terça-feira, fica aberta até 23h.

    Curadoria: Antonio Carlos Abdalla e Tarsilinha do Amaral.

    Fonte: www.bb.com.br


    Data: Até 29 de abril de 2012 Idade recomendada:

    Conforme programação
    Horário: Terça a domingo, das 9h às 21h.
    Local: 2º andar | Rua Primeiro de Março, 66 - Centro
    Bilheteria: Terça a domingo, das 9h às 21h | Telefone: (21) 3808-2020
    Ingressos: Entrada franca

    Batman Live

                                                          Ginásio do Ibirapuera

    sexta-feira, 20 de abril de 2012

    Antibalas

    O coletivo nova-iorquino foi um dos primeiros grupos a resgatar e atualizar o legado do nigeriano Fela Kuti, muito antes de o "afrobeat" ascender ao status de queridinho do cenário instrumental. No Cine Joia, a abertura fica por conta do grupo paulistano Bixiga 70.
    Gênero: Instrumental
    Duração: 90 minutos
    Classificação: Proibido para menores de 18 anos

    Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso Anfiteatro

    Av. Dep. Emílio Carlos, 3.641 - Vila Nova Cachoeirinha - Norte. Telefone: 3984-2466.

    Grátis. Tem acesso para deficiente. Não tem local para comer. 280 lugares.
    Quando
    Dia 21: 18h.
    A partir de 21/04/2012


    Fonte: Guia Folha

    quinta-feira, 19 de abril de 2012

    DESTRANQUE A PORTA

    Recomece...
    Limpe o local
    Tire a ferrugem
    A teia da aranha
    A agua parada
    A luz queimada
    A vela apagada.
    Destranque a porta,
    Empurre o pesado
    A vontade esquecida
    A janela fechada.
    Cerze o fio,
    Do tecido rasgado
    Da seda amassada
    Da renda manchada.
    Recomece...
    A vida é marota
    Se veste e se apronta
    Exibe a coragem
    Que o mundo avança,
    e não espera.

    AMARILIS PAZINI AIRES

    Você só terá sucesso na vida
    quando perdoar os erros
    e as decepções do passado.

    quarta-feira, 18 de abril de 2012

    Vale a Pena Conhecer

    Joaquim Aurélio Barreto Nabuco de Araújo (Recife, 19 de agosto de 1849Washington, 17 de janeiro de 1910) foi um político, diplomata, historiador, jurista e jornalista brasileiro formado pela Faculdade de Direito do Recife. Foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras.Foi um dos grandes diplomatas do Império do Brasil (1822-1889), além de orador, poeta e memorialista. Além de "O Abolicionismo", "Minha Formação" figura como uma importante obra de memórias, onde se percebe o paradoxo de quem foi educado por uma família escravocrata, mas optou pela luta em favor dos escravos. Nabuco diz sentir "saudade do escravo" pela generosidade deles, num contraponto ao egoísmo do senhor. "A escravidão permanecerá por muito tempo como a característica nacional do Brasil", sentenciou.

    terça-feira, 17 de abril de 2012

    CONCURSO "PASSAGENS EM TELA"

    EDITAL
    1º CONCURSO DO PROJETO “LITERATURA NA ARTE EM PINTURA” COM TEMA:
    “PASSAGENS EM TELAS”. Inicia-se em 2012, com o livro "PASSAGENS", da escritora Vanda Ferreira, de Campo Grande Mato Grosso do Sul.
    O livro contém um rico cenário literário, com certeza será inspirador.
    Um projeto que conta com a participação de artistas plásticos de Cidades vizinhas e Estados.
    Proposta
    1 - Trazer à realidade, sobre a tela, o “primeiro” ou “último” capítulo do livro “Passagens, de Vanda Ferreira” cada um usando sua própria técnica.
    2 - Os capítulos seguem em anexo ao edital.
    3 – As telas deverão ser pintadas exclusivamente para este concurso. Até porque, devem ser feitas inspiradas no capitulo do livro “Passagens”
    4 - Será vencedora do concurso, a tela que melhor expressar a realidade do capítulo escolhido.
    5 – As telas devem medir 90 de largura X 60 de altura.
    6 - Apenas uma tela por participante.
    7 – A tela concursada deverá ser trazida pelo próprio autor da obra.
    8 – As telas deverão se expostas sem molduras.
    9 - O transporte e manuseio da tela serão de responsabilidade de cada participante e a participação é de corpo presente.
    10 – Somente o corpo de jurados terá acesso às imagens das telas antes do dia do evento.
    11 - As telas não poderão ser expostas nem divulgadas antes do dia do evento.
    12 – O julgamento será feito no dia da exposição das telas concursadas, por uma comissão julgadora competente, para tal.
    13 – O evento será realizado na Secretaria de Cultura de Araruama em frente à Praça São Sebastião no Centro da Cidade.
    14 – As telas serão expostas em cavaletes (trazidos pelos participantes) e nas paredes da Casa da Cultura
    15- As telas ficarão expostas durante todo o dia 26 de maio a partir das 8 horas da manhã até as 21 horas, para serem avaliadas pela comissão julgadora e para serem apreciadas pelos visitantes.
    16 - A arrumação das telas poderá ser feita na noite do dia anterior, ou na manhã do dia do evento. Vai depender da condição de chegada de cada um.
    17 - A entrega da premiação será a partir das 20 horas com coquetel.
    18 - As inscrições serão encerradas no momento em que completar o limite de participantes com depósito confirmado.
    19 - OBS: Dia 11 de maio todos os participantes do concurso deverão enviar uma foto de sua tela para alacro-academia2011@live.com que será entregue restritamente à comissão julgadora para se familiarizarem com as imagens com o objetivo de facilitar a votação de cada jurado no dia do evento.
    20 - A confirmação da participação de cada artista somente se dará com o envio do comprovante de depósito da taxa de inscrição e a imagem foto da tela, nas datas acima:
    21 - A taxa de inscrição no valor de R$ 50,00 reais, deverá ser depositada a partir do mês de Abril (do 1º até o dia 30 de Abril). Esta é a data limite para efetuar o depósito. HSBC - AG 1337 – Conta Poupança - 409550-9 – para crédito de Érico Francis.
    22 - O evento e os apoios culturais serão divulgados nos meios de comunicação da cidade.
    23 – A princípio, os prêmios para o vencedor serão:
    • Troféu Personalizado de Artes Plásticas; • Exemplar do livro “Passagens” autografado pela autora;
    • Medalhas Personalizadas 2º e 3º Lugar; • Diploma de participação;
    E mais prêmios, de apoio cultural.

    FICHA DE INSCRIÇÃO:
    UMA FOTO PERFIL PARA DIVULGAÇÃO DE SUA PARTICIPAÇÃO NOS SITES E BLOGS (opcional)
    NOME COMPLETO:
    PSEUDÔNIMO COM O QUAL ASSINA AS TELAS:
    CIDADE E MUNICÍPIO RESIDENTE:
    (estas informações são obrigatórias para a confecção dos diplomas)

    COMPROVANTE DE DEPÓSITO DA TAXA DE INSCRIÇÃO:
    N°: DATA: VALOR: R$50,00
    OBS: Enviar esses dados no corpo do e-mail:
    alacro-academia2011@live.com

    Desde já parabenizo os Artistas Plásticos convidados, que aceitarem este lindo desafio temático.

    CAPÍTULO PRIMEIRO DO LIVRO "PASSAGENS"
    de Vanda Ferreira.
    (Página 13 e 14)
    Neste final de tarde, ouvi estridências do
    vento, aos uivos, ecoados da mata. Sentia-me presa ao
    xadrez da tecelagem do assento, ainda macio, da velha
    cadeira patinada pelo tempo que construiu capítulos
    recheados de lembranças.
    Senti-me ancorada na estação do porto final,
    construído por cinco décadas da árdua e turbulenta
    trilha de uma porteira pelo destino.
    A abundância da chuva derramada sobre a secura do
    terreiro encharcou o chão até espetacularmente correr
    a enxurrada, feito mel escorrido de um favo duramente
    espremido por gigantes e valentes dedos.
    Chuva motiva conciliação com todas as coisas do céu e
    da terra. Sentindo-me totalmente harmonizada como
    ser pertencente ao contexto de vida, apreciei a
    enxurrada rolando, acelerada, e governada pela
    atração da gravidade, para ser engolida pela extensa e
    escancarada boca do rio, continuamente sedento do
    eterno querer mais.
    Naquela tarde assisti à torrencial chuva. Em típico
    estado hipnótico vi o passamento da água por um canal
    de escape naturalmente proposto para a chuva deitada.
    A cena se congelou em meu novelo de lembranças, tipo
    uma imagem aprazível feita de densa pasta de
    caramelo, escorrida de um montanhoso sorvete de
    limão.
    Quando olho para o terreiro, tenho, ainda a nítida
    imagem da encorpada enxurrada, malhada pelos
    últimos pingos de chuva, somados à sombra da
    vegetação, assemelhando-se a uma braba Sucuri
    adulta rastejando no terreiro de meu particular mundo
    de recordação.

    ÚLTIMO CAPÍTULO DO LIVRO "PASSAGENS"
    (Páginas 127 e 126)
    Na cozinha aticei a lenha do fogão. Centelhas
    ganharam altura, como se fossem mariposas de prata
    com asas de ouro, em revoadas bailando nas disformes
    e escuras nuvens de fumaça. Instantaneamente
    formou-se uma porção do céu noturno repleto de
    estrelas cadentes que, se desfizeram ainda no ar,
    dissipando-a bela imagem.
    Coloquei meio litro de água para ferver. Meu café era o
    mesmo desde que José, ensinara no início de nossa vida
    de casados, ainda muito jovens: meio litro de água,
    duas colheres de sopa de açúcar e duas colheres de sopa
    bem cheia de café torrado e moído. Fervia a água,
    juntava o açúcar e o pó de café, mexia tudo e passava no
    coador de pano de algodão, para o bule de alumínio
    disposto na mariquinha. Era um verdadeiro ritual
    cumprido com prazer e rigor.
    O cheiro de café invadiu a cozinha e centrou meu
    pensamento. Servi minha xícara e antes de sentar-me,
    coloquei o bulinho de alumínio, em uma panela com
    água para manter o café quente, em banho-maria,
    sobre a chapa do fogão.
    Cercada pela solidão, sentei-me na cabeceira da
    majestosa mesa, sentindo o cheiro do café que esfriava
    esquecido na xícara branca de borda dourada.
    Suspirei lentamente como a sorver a cronologia de
    minha história de vida. Profundos suspiros trazem
    alimentos sedativos, e por meio da expiração longa, há
    a realização da troca que expulsa porção de
    inutilidades aprisionadas numa nuvem interior.
    Recompus-me por força temporal. Suspirei longa e
    profundamente, elevando os olhos para espiar além da
    porta e percebi o dia ensolarado.
    Avistei o esplendor das açucenas. A leveza das flores
    abertas exibia escancaradas pétalas bailando
    suavemente na manhã ensolarada. Um paradoxo no
    velho pensamento que me escravizava. Torturantes
    lembranças permeadas de funebrealidade e instante
    colorido pelo quente alaranjado das açucenas e o
    brilhante sol em céu divinamente azul.
    Indaguei às paredes: Lembranças são reavivadas
    incontáveis vezes? Sempre haverá algo que impetra a
    recordação? Relembrar é reviver?

    Meus links:
    Pérolas de Elaine Mello
    http://www.perolasdeelainemello.blogspot.com/
    Encontro de Poetas Eventos By M&!!O
    http://www.bymelloeventosencontrodepoetas.blogspot.com/
    Recanto das Letras
    http://www.bymello.recantodasletras.com.br/
    ALACRO
    http://alacro.blogspot.com/
    Delegação FALASP
    http://poemasdemello.blogspot.com/
    Contato assuntos Acadêmicos
    alacro-academia2011@live.com
    22-92778377
    Elaine Mello
    _____________________________
    OBS:
    O Hotel VER A VISTA em Araruama, em parceria com o evento, estará recebendo o grupo de Artistas participantes do concurso bem como os convidados, que desejarem se hospedar.
    O preço será especial para o grupo deste evento.
    HOTEL VER A VISTA Rua São Sebastião, 400 Alto da Boa Vista - Araruama – RJ –
    Próximo a Secretaria de Cultura.
    Contato: 22 – 2665-4721/2664-7311
    www.veravistahotel.com.br
    Sr. Lourival

    Vale a Pena Conhecer a Arte de um Gênio: Ibrahim Ferrer


    Ibrahim Ferrer nasceu no dia 20 de fevereiro de 1927 em San Luis (próximo a Santiago de Cuba) e faleceu na tarde do sábado, 6 de agosto de 2005, no hospital CIMEQ da cidade de Havana
    Filho de uma dançarina de clube noturno, Ibrahim ficou órfão aos 12 anos de idade, quando se viu obrigado a cantar nas ruas para sobreviver. Aos 13 formou um par musical com um primo e, apresentando-se em festas particulares, conseguiu sustento para deixar a rua.Ao longo dos anos, fez parte de diversos grupos musicais. Em 1953, juntou-se à banda de Pacho Alonso.
    Em 1959, mudou-se com a banda para Havana, quando a formação musical foi rebatizada como Los Bocudos[2].Com Alonso, Ferrer dedicou-se principalmente a ritmos cubanos. Mas, como declarou em uma entrevista coletiva, sempre manteve o desejo de gravar boleros, o que veio a ocorrer no final de sua carreira, quando juntou-se ao Buena Vista Social Club.
    Seu último disco foi, justamente, Mi sueño. A bolero Songbook (em português, Meu sonho. Um disco de bolero)[3].[editar]
    Discografia
    1960 - Mis tiempos con Chepín y su Orquesta Orienta
    l1973 - Recording com Los Bocucos
    1999 – Buena Vista Social Club Presents: Ibrahim Ferrer
    2000 - Tierra Caliente: Roots of Buena Vista
    2002 - Mis Tiempos Con Chepín
    2002 - La Collección Cubana
    2002 - Tiempos Con Chepín y Su Orquesta
    2003 - Buenos Hermanos
    2004 - Que Bueno Está2004 - El Dandy
    2005 - Ay, Candela2006 - Mi Sueño
    2006 - Rhythms Del Mundo

    segunda-feira, 16 de abril de 2012

    Balé Nacional da Ucrânia no Brasil

    Depois de quase 30 anos, uma das mais tradicionais
    companhias de dança da Europa, o "Virsky - Balé Nacional da Ucrânia", retorna ao
    Brasil para nova turnê. As exibições no País começam pelo Rio Grande do Sul.
    Nesta segunda-feira, o espetáculo estreia no Teatro Feevale, em Novo Hamburgo,
    às 21h. Na terça e na quarta, estará no Teatro do Bourbon Country, em Porto
    Alegre, também às 21h. As cores brilhantes, as coreografias de tirar o
    fôlego, a riqueza e a originalidade de seus espetáculos representam o mundo do
    Balé Nacional da Ucrânia. Considerado um dos grupos de maior prestígio no mundo,
    reúne em suas apresentações mais de 50 bailarinos e uma orquestra ao vivo.
    Seu principal objetivo é pesquisar, reunir e difundir as tradições e os
    costumes da cultura do povo ucraniano a partir do estilo de dança regional e de
    novas coreografias que captem o espírito do passado e do presente do país.
    Partindo deste princípio, seu fundador, Pavlo Virsky, criou composições
    coreográficas que serão apresentadas aqui, como "Ucrânia Minha Ucrânia", "Os
    Marinheiros" e a divertida dança "Kozaka Povzunets". Com músicas de Alexander
    Cheberko, as coreografias destacam virtuosismo, agilidade, beleza e humor do
    grupo. Patinação no geloOutra atração é o Circo de Moscou
    no Gelo, que se apresenta em 28 e 29 de abril no Teatro do Sesi, em Porto
    Alegre, e em Caxias do Sul, no dia 1º de maio no Ginásio Poliesportivo do Sesi.
    Criado em 1962 por Arnold Gregoryevich, está há 40 anos em cartaz, com números
    que mesclam patinação artística, balé clássico e universo circense. Dirigido por
    Natália Abramova, o grupo viaja pelo mundo com 30 bailarinos especializados em
    patinação.
    Fonte: Correio do Povo

    O Teto

    POR PAULO HENRIQUE FRIAS

    Há no teto intelecto
    E um vazio que olha pros olhos
    Há no teto paredes que dormem
    Suspensas nos vãos da minha memória
    Uma sombra qualquer me interrompe
    Uma goteira a devolve o espaço
    Queria branca a tinta que a envolve
    E que o preto vingasse em qualquer traço
    Quero a posse do teto com meus olhos alertas
    Escrever onde possa guardar pormenores
    Há no teto meu corpo cansado
    E eu repleto

    Chico Xavier


    A Vida é Construída nos Sonhos e Concretizada no Amor.
    Francisco Cândido Xavier

    domingo, 15 de abril de 2012

    Vale a pena ver



    Raul Seixas: O início o fim e o meio
    Documentário sobre vida e obra do maior ícone do rock brasileiro desvendando suas diversas facetas suas parcerias com Paulo Coelho seus casamentos e seus fãs que ele continua a mobilizar 20 anos depois de sua morte.

    sábado, 14 de abril de 2012

    A Maior Exposição da América Latina


     Em mais de 6 décadas de história, o Rock n’ Roll moldou e revelou artistas, bandas, criou movimentos e revolucionou a maneira de gerações encararem o mundo com seus festivais antológicos e refrões que povoam o inconsciente coletivo. No Brasil não foi diferente. Assim que chegou por essas terras, o rock se misturou e ganhou novos sotaques, criou raízes e revelou incontáveis talentos.

    Let´s Rock – A Exposição se propõe a fazer um mergulho nessa história e proporcionar uma viagem inesquecível, relembrando bandas, artistas e movimentos que marcaram o mundo nos últimos 60 anos. Com a colaboração de músicos, bandas, empresários, colecionadores, publicações e fotógrafos, a Hey Ho! Entretenimento reuniu material jamais exibido como roupas, fotos, instrumentos e todo tipo de memorabilia de muitos dos principais nomes do rock mundial para a maior mostra do gênero já vista na América Latina.

    A Let’s Rock não quer dar uma aula de rock n’ roll, quer proporcionar uma experiência de imersão no estilo musical mais amado do mundo.

    Venha fazer parte desta históriaLet`s Rock!