quinta-feira, 31 de março de 2011

Confúcio - Pensador Chinês

"Coloque a lealdade e a confiança acima de qualquer coisa; não te alies aos moralmente inferiores; não receies corrigir teus erros".

Confúcio

Foi a figura histórica mais conhecida na China como mestre, filósofo e teórico político. Sua doutrina, o confucionismo, teve forte influência não apenas sobre a China mas também sobre toda a Ásia oriental.
Conhece-se muito pouco da sua vida. Parece que os seus antepassados foram de linhagem nobre, mas o filósofo e moralista viveu pobre, e desde a infância teve de ser mestre de si mesmo. Na sua época, a China estava praticamente dividida em reinos feudais cujos senhores dependiam muito pouco do rei.
Sua filosofia enfatizava a moralidade pessoal e governamental, a exatidão nas relações sociais, a justiça e a sinceridade. Estes valores ganharam destaque na China sobre outras doutrinas, como o Legalismo (法家) ou o Taoísmo (道家) durante a Dinastia Han[1] (206 a.C. - 220 d.C.). O confucionismo foi introduzido na Europa pelo jesuíta italiano Matteo Ricci, que foi o primeiro a latinizar o nome como "Confúcio

quarta-feira, 30 de março de 2011

UNISSONOS---MÃOS E VOZ

UNÍSSONOS---MÃOS E VOZ

MEUS DEDOS À CORRER
POR ESTAS TECLAS A TOCAR,
UMA TERNA MELODIA,
QUE ECOA PELO AR.

ENVOLVENDO-ME AO SOM
TRANSPORTO-ME NA CANÇÃO
COMO SE NÃO EXISTISSE NADA...
ALÉM DA MINHA EMOÇÃO.

ENTREGO-ME COM PAIXÃO
AO MOMENTO MUSICAL
MISTURANDO-ME À CADA CLAVE,
NA ESCALA DOS SONS, EM ELEVAÇÃO.

ECOAM OS ARPEJOS,
NUM RÁPIDO DESLIZAR DE MÃOS,
JUNTANDO TRANSVERSOS OS SONS,
SURGE A MINHA VOZ, NA CANÇÃO.

EM HARMONIA, VOZ E MÃOS
EMBALADAS COMPÕEM A JUNÇÃO,
TRADUZINDO EM DÓ MAIOR,
LETRA E MÚSICA COM INSPIRAÇÃO.

AMARILIS PAZINI AIRES

Vale a Pena Ler - O Vendedor de Sonhos

Um homem desconhecido tenta salvar da morte um suicida. Ninguém sabe sua origem, seu nome sua história. Proclama aos quatro ventos que a sociedades modernas se converteram num hospício Global. Com uma eloqüência cativante, começa a chamar seguidores para vender sonhos. Ao mesmo tempo em que arrebata as pessoas e as liberta do cárcere da rotina, arruma muitos inimigos. Será ele um sábio ou um louco? Este é uma romance que nos fará rir chorar e pensar muito.


Autor: Augusto Cury

terça-feira, 29 de março de 2011

História em quadrinhos no Brasil

As histórias em quadrinhos começaram no Brasil no século XIX, adotando um estilo satírico conhecido como cartuns, charges ou caricaturas e que depois se estabeleceria com as populares tiras. A publicação de revistas próprias de histórias em quadrinhos no Brasil começou no início do século XX. Mas, apesar do país contar com grandes artistas durante a história, a influência estrangeira sempre foi muito grande nessa área, com o mercado editoral dominado pelas publicações de quadrinhos americanos, europeus e japoneses. Atualmente, o estilo comics dos super-heróis americanos é o predominante, mas vem perdendo espaço para uma expansão muito rápida dos quadrinhos japoneses (conhecidos como Mangá). Artistas brasileiros têm trabalhado com ambos os estilos. No caso dos comics alguns já conquistaram fama internacional (como Roger Cruz que desenhou X-Men e Mike Deodato que desenhou Thor, Mulher Maravilha e outros). A única vertente dos quadrinhos da qual se pode dizer que desenvolveu-se um conjunto de características profundamente nacional é a tira. Apesar de não ser originária do Brasil, no país ela desenvolveu características diferenciadas. Sob a influência da rebeldia contra a ditadura durante os anos 1960 e mais tarde de grandes nomes dos quadrinhos underground nos 80 (muitos dos quais ainda em atividade), a tira brasileira ganhou uma personalidade muito mais "ácida" e menos comportada do que a americana.

BLOG DA MARIA BETHÂNIA

Vale a Pena Ler

Antônio Leão da Silva Neto Dicionário de Filmes Brasileiros - Longa-Metragem. 17 x 24 cm , 941 pp- : Independente. 2002. Apresentação: Frederico Botelho. Capa: Ricardo Faja Galache. Diagramação: Sandro A. do Amaral e Futuro Mundo Gráfica & Editora Ltda. Prefácio: Rubens Ewald Filho. Revisão: Prof. Jahyr Pavão. ISBN: 85-900595-2-9 1. Filmes Brasileiros - Guias 2. Filmes brasileiros - História e crítica I. Título. Categoria: Cinema Resenha: Dicionário de Filmes Brasileiros é o mais completo levantamento já feito sobre a filmografia brasileira de longa-metragem. Fruto de 4 anos de pesquisa, o dicionário nos remete aos primórdios do Cinema Brasileiro em 1908, aos filmes mudos das décadas de 10/20, aos filmusicais dos anos 30, às chanchadas da Atlântida, ao profissionalismo da Vera-Cruz e Maristela, ao Cinema Novo, às Pornochanchadas, ao fundo do poço com o Explícito, e, finalmente, a retomada, com sinopses bem elaboradas, que informam a ficha completa do filme, seus técnicos, o elenco, o argumento, as premiações, os comentários, as curiosidades, enfim, tudo que foi possível informar nesse incrível e árduo trabalho de pesquisa que catalogou 3.883 filmes brasileiros. A partir de agora, os profissionais da área e público em geral terão nas mãos importante ferramenta de trabalho, obra de referência, que vem suprir uma lacuna inexplicavelmente existente até então no mercado editorial brasileiro. O autor tomou o cuidado de incluir também dois capítulos extras, com as produções inacabadas e as em andamento, o que tornará a obra atualizada por muitos meses. A história do Cinema Brasileiro vai sendo contada aos poucos, através dos filmes, dos comentários, das mini-biografias, etc. (Fonte: www.academiabrasileiradecinema.com.br)

segunda-feira, 28 de março de 2011

Saudosa Maloca

Depois de alguns anos de auto-investigação cheguei a um diagnóstico final. Acredito que sofro de saudosismo patológico, uma condição rara que acomete pacientes com baixa imunidade e altíssimos níveis de imaginação na corrente sanguínea. Desde pequena que venho sentindo falta de um tempo que não vivi. Acomete-me uma tristeza profunda por aqueles velhos tempos da turma reunida no Largo do São Francisco, ouvindo Gil e Caetano, e sonhando planos de derrubar a ditadura. Ah que saudade de ser jovem nos anos 70, embora eu mesminha tenha nascido numa manhã de sábado de 1986, um pouco antes do episódio Césio 137, na maternidade Santa Lúciaem Campinas. Isso me lembra que também me bate um saudosismo doente daqueles tempos de Campinas nos anos 50. As moças de vestido longo enfeitando as calçadas com buchichos e desejos velados. E nos fins de semana ir nadar no Lago das Rosas, com a audácia de quem nem sonha que aqueles são os melhores anos de suas vidas.

Tenho saudade por minha mãe. Imagino-a sentada na porta de casa com 16 anos de idade, lendo “O triste fim de Policarpo Quaresma” e não entendendo absolutamente nada, anedota que ela conta com mais tristeza do que humor. Alguns anos atrás ela insistiu para que eu lesse “Olhai os lírios do campo”, do Erico Veríssimo. Quanta inocência dela. Nós duas sabíamos que eu jamais poderia lê-lo como ela o leu, em meados dos anos 80, com seus cachos castanhos e sapatos de menina pobre, aguardando soarem as trombetas de um futuro brilhante, que jamais existiria.

Em novembro do ano passado tive um ataque súbito da doença. Estava no show do Paul McCartney no Morumbi em SP, e o ex-Beatle anunciou que iria cantar a música “My Love”, feita para sua falecida esposa Linda. Antes mesmo do gentleman terminar a terna dedicatória e atacar o bass, eu já estava de choro pronto como uma criança. Que tristeza que senti pelo Paul. Alguns minutos depois, o ritmo rock’n’roll de outros arranjos me envelou de felicidade e adrenalina novamente, mas até hoje quando ouço “My Love” penso no Paul e sinto saudades de Linda.

Não acredito em cura para a doença. Talvez nem a queira. É bom sentir com outros sentidos. É bom caminhar por ruas de pedra e pegar um bonde com Clarice, se antenar com o universo e captar – quase que em ondas sonoras- o pulso do mundo. A memória coletiva me conforta. Eita saudade que não passa...

Beatles - A Lenda

Em Março de 1964 os Beatles conseguem incluir 10 canções na lista das 100 mais tocadas da Billboard, quebrando o recorde de Elvis Presley, que durou sete anos. No mês seguinte, a banda atingiria o máximo de 14 músicas na lista.

domingo, 27 de março de 2011



Saudade

Você foi só um momento,
Foi um segundo de ilusão
Foi o sonho mais louco
A palavra mais verdadeira.
Você foi por um segundo a fantasia que se
Tornou realidade.
Só por um segundo mudou a minha vida, me fez ver que não temos
O controle dos nossos sentimentos,
Fez-me ver que quando as coisas acontecem
Quase sempre é sem querer.
Muitas vezes precisamos ouvir a razão, deixar de lado
O que se passa com o coração.
Mas nem todo riso é de alegria
Nem toda palavra é verdadeira,
Somos pequenos gestos, grandes palhaços,
Rindo da própria dor
Somos o silêncio contido, imagens distorcidas,
Solidão num mundo rodeado de pessoas,
Buscando um pouco de atenção daqueles que
Parecem rir da mesma dor.
Mesmo assim caminhamos fortes,
Confiantes em dias melhores,
Fazemos de cada dia uma nova luta
Onde com certeza sairemos vencedores.
Assim como o sol, que mesmo em dias nublados
Continua lá, só esperando que uma nuvem se desfaça,
Para iluminar nossas almas e nossos corações.

Mora Alves

Rogério Ceni - 100 Gols


O São Paulo entra em campo
Levanta-se a multidão
Gritos, aplausos
Estouros de rojões
Bandeiras agitando
Os nossos corações
Esquecemos do cansaço
Da tristeza e da dor
E daquele momento em diante
Somente uma coisa é importante
Torcer pelo tricolor

Autor: Carlos Benethi

Simplesmente Amor: Doação de Medula óssea

Simplesmente Amor: Doação de Medula óssea: "Olá Pessoal! Voltei mais rápido do que eu imaginava... Mas, vocês poderão ver que é por uma causa nobre. Eu e o meu talentosíssimo amigo ..."

Mosteiro de São Bento: A jóia Beneditina do Centro de São Paulo

O Mosteiro de São Bento é um símbolo de grande importância para a cidade de São Paulo. Com mais de 400 anos de História, o Mosteiro sempre teve grande influência na cidade. Vale lembrar a própria localização em que foi construído o cenóbio beneditino. O local era a taba do cacique Tibiriçá. Foi doado pela Câmara de São Paulo em 1600 aos monges. Segundo o documento de doação das terras, pertencente ao arquivo do Mosteiro, o local era “o mais importante e melhor, depois do colégio”. Com o crescimento da Vila ainda no Século XVII, Fernão Dias Paes Leme, o Governador das Esmeraldas, ampliou a igreja e melhorou as dependências do Mosteiro. Anos depois, com a nomeação popular de Amador Bueno – um importante personagem da vila paulistana – como rei de São Paulo, sem este aceitar, recorre aos monges beneditinos, a fim de acalmar a população e fazer com que esta mudasse de ideia. Para que Amador Bueno não perdesse sua vida por não aceitar a ser rei de São Paulo, o Abade do Mosteiro, assim como também a comunidade monástica, acalmaram os ânimos e o povo mudou de ideia. Amador Bueno estava a salvo.São dependentes do Mosteiro de São Bento de São Paulo, o Mosteiro de São Bento de Sorocaba, fundado em 1667 e o Mosteiro de São Bento de Jundiaí de 1668. Além destes, foram fundados mais dois: Santana do Parnaíba (1643) e Santos (1650).Óbvio que a construção atual do Mosteiro não é a mesma de séculos anteriores. Já é a quarta construção. A demolição do antigo edifício, muito decadente em fins do Século XIX, começou com a construção do Gimnásio São Bento – hoje Colégio de São Bento – em 1903. Mas foi em entre 1910 e 1912 que o cenário realmente mudou. São Paulo passava por grande processo de urbanização. Sua população aumentava exacerbadamente, ganhando relevância no cenário nacional. O Mosteiro seguiu este ritmo e em 1910 teve início à construção da nova igreja e Mosteiro. A construção em estilo da escola artística de Beuron, projeto de Richard Berndl – Professor da Universidade de Munique e um dos melhores arquitetos da Alemanha . É desta época a decoração interna em estilo Beuronense foi feita pelo beneditino belga Dom Edelberto Gressnigt. A Basílica só foi consagrada em 1922. Nesta época foram instalados os sinos e o relógio, tido como o mais preciso de São Paulo.

sábado, 26 de março de 2011

Eterno Spock, Leonard Nimoy completa 80 anos

Leonard Nimoy foi ninguém menos que Spock, de Jornada nas Estrelas, um dos personagens mais icônicos do cinema de todos os tempos. E com um currículo que ultrapassa as fronteiras da sétima arte, o ator, poeta, músico e fotógrafo completa 80 anos neste sábado (26) da mais pura contribuição à cultura pop."Vou fazer 80 em 26/03. Terei uma festa monstruosa. 100 familiares e amigos viajarão grandes distâncias para celebrar as alegrias da vida. LLAP (Live Long And Prospect)", escreveu Nimoy em sua conta no Twitter. Os famosos comemoram por lá, e os fãs pelo mundo, já que mesmo depois de ter anunciado sua aposentadoria, há exatamente um ano, ele parece não ter cansado do ofício e já confirmou seu retorno à série Fringe, onde interpreta William Bell. Há também rumores de que Leonard está no elenco de O Hobbit, prequel de O Senhor dos Anéis, na verdade emprestando a voz para o dragão Smaug - trabalho que ele conhece muito bem, já que dublou Galvatron para a animação Transformers - O Filme e The Zarn para O Elo Perdido. Alías, surpresas não faltam na carreira do ator de Boston, Massachusetts, EUA. Muitos não sabem (talvez só Sheldon de Big Bang Theory), mas foi ele quem dirigiu Três Solteirões e um Bebê, a versão americana com Tom Selleck, Steve Guttenberg e Ted Danson. Isso sem contar sua incursão na música, teatro e até literatura.Para celebrar os respeitosos 80 anos de Nimoy e sua contribuição para a "nerdice" mundial, o Virgula Diversão fez uma galeria com inúmeras curiosidades de sua carreira para mostrar sua versatilidade e comprovar que ele não é só o homem por trás do comandante Spock.
Fonte: virgula.uol.com.br

Dia Nacional do Chocolate.

Paixão e Chocolate

Paixão é algo forte e carnal.
Chocolate é algo doce e divinal.
Uma vive-se…
A outra consome-se…
Ambas têm um sabor intenso
que pelas quais, o nosso corpo se ocupa.

Por vezes, enquanto a Paixão vibra,
temos momentos de volúpia
mas, pelo mais incrível que pareça,
estamos carregados de energia!
Pois…se não fosse o Chocolate,
o que de nós seria?

Entre a Paixão e o Chocolate,
gera-se um aroma…
um aroma bem apaladado,
que com o evoluir da situação,
mais tarde ou mais cedo
vai tornar-se numa afrodisíaca poção!

Ler mais: http://www.luso-poemas.net/

sexta-feira, 25 de março de 2011

Vale a Pena Ler.

O livro narra um fim-de-semana na vida de Holden Caulfield, um jovem de dezesseis anos vindo de uma família abastada de Nova Iorque. Holden, estudante de um reputado internato para rapazes, volta para casa mais cedo no inverno, depois de ter recebido más notas em quase todas as matérias e ter sido expulso da escola.
No regresso a casa, decide fazer um périplo, adiando assim o confronto com a família. Holden vai refletindo sobre a sua curta vida, repassa sua peculiar visão de mundo e tenta definir alguma diretriz para seu futuro. Antes de enfrentar os pais, procura algumas pessoas importantes para si, como um professor, uma antiga namorada, a sua irmãzinha, e tenta explicar-lhes a confusão que passa pela sua cabeça.

Autor: J. D. Salinger

Edição brasileira
O Apanhador no Campo de Centeio
Tradução: Álvaro Alencar, Antônio Rocha, Jório Dauster
Editora: Editora do Autor
Páginas: 207
ISBN: 85-87575-01-5

quinta-feira, 24 de março de 2011

Morre Elizabeth Taylor

Morreu durante a madrugada do dia 23 de março a atriz Elizabeth Taylor, aos 79 anos. Ela estava hospitalizada no Cedars-Sinai Hospital, em Los Angeles, onde estava internada havia seis semanas, tratando um problema no coração.
Nascida em Londres, Elizabeth Rosemond Taylor voltou com os pais, norte-americanos, para os Estados Unidos em 1939, pouco antes do início da Segunda Guerra.

Sua carreira começou aos 10 anos, quando foi descoberta e estrelou seu primeiro filme, There´s One Born Every Minute (1942). Sua carreira meteórica teve seu auge em 1963, quando foi a primeira atriz a alcançar um salário de 1 milhão de dólares.
O patamar, até então impensável, veio com o caríssimo épico Cleópatra.
Ao longo da longa carreira teve cinco indicações ao Oscar, ganhando dois: Disque Butterfield 8 (Butterfield 8, 1960) e Quem tem Medo de Virginia Woolf? (Who´s Afraid of Virginia Woolf, 1966).

Além do talento, Elizabeth Taylor era também conhecida pelos inúmeros casamentos e divórcios. Foram sete. A atriz morreu cercada por seus filhos.

quarta-feira, 23 de março de 2011

A Melhor Obra de Ficção de Todos os Tempos

Dom Quixote de La Mancha (Don Quijote de la Mancha em castelhano) é um livro escrito pelo espanhol Miguel de Cervantes y Saavedra (1547-1616). O título e ortografia originais eram El ingenioso hidalgo Don Qvixote de La Mancha, com sua primeira edição publicada em Madrid no ano de 1605. É composto por 126 capítulos, divididos em duas partes: a primeira surgida em 1605 e a outra em 1615.
O livro surgiu em um período de grande inovação e diversidade por parte dos escritores ficcionistas espanhóis. Parodiou os romances de cavalaria que gozaram de imensa popularidade no período e, na altura, já se encontravam em declínio. Nesta obra, a paródia apresenta uma forma invulgar. O protagonista, já de certa idade, entrega-se à leitura desses romances, perde o juízo, acredita que tenham sido historicamente verdadeiros e decide tornar-se um cavaleiro andante. Por isso, parte pelo mundo e vive o seu próprio romance de cavalaria. Enquanto narra os feitos do Cavaleiro da Triste Figura, Cervantes satiriza os preceitos que regiam as histórias fantasiosas daqueles heróis de fancaria.
A história é apresentada sob a forma de novela realista.
É considerada a grande criação de Cervantes. O livro é um dos primeiros das línguas européias modernas e é considerado por muitos o expoente máximo da literatura espanhola.
Em princípios de maio de 2002, o livro foi escolhido como a melhor obra de ficção de todos os tempos. A votação foi organizada pelo Clubes do Livro Noruegueses e participaram escritores de reconhecimento internacional.

terça-feira, 22 de março de 2011

Parabéns Mírian Warttusch

Foi com surpresa e alegria, que recebi o título de
"Ambassadrice de la Paix" no Brasil, a mim concedido pelo
Circle Universel des Ambassadeurs de La Paix,
France e Genève Suisse

Partilho essa alegria com vocês de minha família,
amigos e parceiros de trabalho, tendo agora, mais do que nunca,
a responsabilidade de conduzir o meu trabalho educacional
visando não somente a paz para o meu país, o Brasil,
como para o mundo todo.

Mírian Warttusch
Ambassadrice de la paix

CEU CAMINHO DO MAR - VIII SARAU DO BECO DOS POETAS

VIII SARAU DO BECO DOS POETAS


8º Sarau Beco dos Poetas por vozlivre no Videolog.tv.

Dia Mundial da Água

SÃO PAULO – Para algumas pessoas, dizer que a água vai acabar soa algo apocalíptico. Porém, é preciso entender que isso não significa que os mananciais vão secar, mas à medida que os rios vão ficando cada vez mais poluídos, é maior a necessidade de “potalização”, ou seja, de tornar a água própria para consumo.
O problema é que esse processo custa dinheiro, exigindo investimentos pesados dos governos, que serão repassados para o consumidor por meio da cobrança mais cara da água e até do fornecimento restrito.
Por conta disso, o consumo consciente desse recurso natural e finito é essencial para o bem-estar da Natureza e da sociedade. Assim, no Dia Mundial da Água, comemorado nesta terça-feira (22), conheça algumas mudanças que você pode adotar no seu cotidiano, reduzindo a conta no fim do mês!
1. Banho rápido e cidade abastecida De acordo com cálculos feitos pelo Instituto Akatu, se a metade dos 100 mil habitantes de uma cidade diminuísse o tempo do banho de 15 para 5 minutos, a água economizada em um ano seria suficiente para abastecer todos os moradores desse mesmo município durante cerca de sete meses.
Um dos benefícios dessa medida é que evita mais investimentos do Governo, que pode usar esse dinheiro para outros fins, como, por exemplo, educação e saúde.
2. Dentes limpos com a torneira fechada Se os moradores de Recife (1,5 milhão) escovassem os dentes três vezes ao dia com a torneira fechada, o líquido economizado em dois dias conseguiria abastecer todas as necessidades de água de um dia dos 397 mil moradores de Florianópolis.
As pessoas costumam pensar que fazer a sua parte não faz diferença, se os vizinhos não fizerem a deles. Mas isso não é verdade. Pegando o mesmo exemplo: se uma única pessoa sempre fechar a torneira nas três vezes que escovar o dente no dia, durante 73 anos, vai economizar quase 1 milhão de litros de água!
3. Bacia cheia d’água para lavar louça Ao lavar pratos, talheres, copos e panelas, utilize uma bacia cheia d'água para ensaboar a louça, só abrindo a torneira para o enxágue.
Se cinco famílias reduzirem o tempo da torneira ligada de 15 para 5 minutos nas três vezes que lavam louça no dia, durante vinte anos, seriam poupados 17,5 milhões de litros de água. A quantia é suficiente para suprir todas as necessidades de água de cinco pessoas durante toda a vida.
4. Da máquina de lavar roupa para a calçada! Uma máquina de lavar roupa com capacidade de 5 quilogramas usa 135 litros de água por lavagem. Se uma família usá-la duas vezes na semana, gastará 270 litros de água.
O que pouca gente conhece é que parte desse total, ao sair do enxágue, pode ser usada em outros pontos da casa que não precisam de água totalmente limpa, como a lavagem da calçada da sua casa. Se você fizer isso uma vez na semana, poupará 14 mil litros de água por ano.
Outra possbilidade é usar essa água para lavar motos e carros. Caso não queira reutilizar a água, outra possibilidade é lavar os veículos utilizando balde, em vez da mangueira.
5. Vegetarianismo e economia de água De acordo com a SVB (Sociedade Vegetariana Brasileira), dentre todas as indústrias, a criação maciça de animais para consumo humano é a que faz o uso mais ineficiente dos recursos hídricos. A carcinicultura (criação de camarões em cativeiro), por exemplo, consome de 50 a 60 litros d'água por quilo de camarão produzido, o que representa mais água doce que a irrigação da agricultura.
Eles ainda lembram que o Relatório Unesco para o Fórum Mundial da Água, de 2004, revelou a quantidade de água limpa usada, em média, para matar a sede de cada animal por dia:
Galinha: 0,1 litro
Peru: 0,2 litro
Bode: 8 litros
Porco: 15 litros
Boi: 35 litros
Vaca leiteira: 40 litros
Sem falar que 70% da água doce mundial vai para a agricultura e que mais da metade da produção agrícola alimenta os animais, que a quantidade de dejetos produzidos pelos bichos criados para consumo é lançada sem tratamento na terra e água, contaminando lençóis freáticos, rios e mares, e que o processo de abate também consome água em abundância. Por isso, os defensores dessa ideia acreditam que o vegetarianismo é a forma mais eficiente de economizar água.
Mudança de atitude e água para todos De acordo com o Instituto Akatu, hoje, são mais de 20 milhões de brasileiros sem acesso à água tratada, o que provoca doenças, principalmente nas crianças, e impede o desenvolvimento social e econômico das pessoas e comunidades afetadas pela falta de água de boa qualidade.
Por isso, mudanças simples nos hábitos cotidianos de consumo têm um impacto enorme. Se não conseguir fazer tudo que está listado neste texto, faça pelo menos um deles e contribua para que um recurso natural tão precioso como a água possa chegar a todos.

segunda-feira, 21 de março de 2011

"Plantando as Sementinhas do Amanhã"

EMEF BARÃO DE MAUÁ

PALESTRA DA ESCRITORA E COMPOSITORA
MÍRIAN WARTTUSCH

MESA DE CERIMÔNIA
ATRIZ FRANN MARQUES, POETA MARIA LÚCIA LOPEZ,
MÍRIAN WARTTUSCH E PROFESSORAS

OS ALUNOS ASSISTIRAM SOLENEMENTE AO ENCONTRO
MÍRIAN SIMBOLIZANDO MÃE NATUREZA,
FALA COM ALEGRIA AOS ALUNOS

OS ALUNOS PARTICIPARAM COM ALEGRIA
O ENCONTRO EMOCIONADO DE MÃE NATUREZA
COM MÃE NATUREZA MIRIM

O ENCONTRO FOI DE ALEGRIA E DESCONTRAÇÃO
NASCEU MAIS UM LINDO BATALHÃO DE SOLDADINHOS DA NATUREZA

INSCREVA SUA ESCOLA.
PARTICIPE DESSE MOVIMENTO NACIONAL
EM PRÓL DA NATUREZA.

Cora Coralina


Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.

domingo, 20 de março de 2011

CAMINHANDO COM AS BORBOLETAS.....


A cada passo, um instante de imobilidade,
na observação do que salta aos olhos...
Tanta beleza pairando no ar,
que traz surpresas, incredulidade há!
E o ar se torna denso, com tanta vida,
sufocam até os perfumes que evolam no ar!
Vem aos olhos inusitadas belezas,
ás áridas mãos, maciez para se tocar,
aos braços recolhidos, tanto para se abraçar...
A cada passo imobilizado num encantado instante
quantos sentimentos não assolam meu coração?
E pensamentos tantos, não põem-se a bailar...
O caminho com as paradas incertas,
traz em si uma festa:
A do viver, a do existir!
Para uma visão atenta e inquieta
que a tudo procura tocar,
as coisas e os seres, parecem se transformar:
Ora são lagartas, ora são borboletas!
Uns não são ainda o que serão,
outros tem sua metamorfose completa;
uns caminham, outros voam em todas as direções...
Os primeiros - as lagartas, são promessas,
as borboletas, consumação!
A cada passo, na lide de viver,
vou me deparando com tantos mistérios...
Que vão-se descortinando aos poucos,
a cada passo...
Uns vão-se desnudando com o contato direto,
outros são mais reservados,
vão-se mostrando por partes,
na arte de viver e em meus versos!

Edvaldo Rosa
http://www.sacpaixao.net/

sábado, 19 de março de 2011

Rubem Braga

AQUELA MULHER

O médico me levou até o elevador.
Quando cheguei à rua
Sabia que já não estava condenado a morrer.
Mas as horas de perigo, de certeza da morte,
De preparação para a morte,
As horas da morte ainda batiam dentro de mim.
Nessas horas a vida recuara ante meus olhos,
Cheia
De suas fascinações, tristezas e ternuras,
Estava orgulhoso de mim mesmo.
De meu pensamento viril diante da morte,
Da força de meu ódio aos inimigos que eu pensara em matar antes de morrer.
Do amor, do grande e comovido amor
Com que eu me despedia em silência de vós, almas queridas,
Almas queridas a que jamais servi bem.
Ia pela rua, mas ainda ia a meu lado
A sombra sem terror mas inapelável
Da morte.
Foi então que passou a desconhecida mulher
Abençoada eternamente seja essa mulher!
Uma alta, bela, desconhecida mulher
Que andava com seu andar de desconhecida mansa
Seus finos cabelos negros brilhavam ao sol
E seus olhos eram claros como a vida que renascia.
No seu corpo havia a doce dignidade essencial
Que é a marca suprema da beleza na mulher.
Eu a fitei, eu detive os seus olhos com os meus,
Foi apenas um segundo.
Ela não desviou os seus,
Apenas continuou na sua marcha mansa
Não sentiu nos meus olhos a aflição deslumbrada
A ansiosa descoberta, a impressão de milagre
Nos meus olhos ressucitados que saudavam
E abençoavam, abençoavam ardentemente sua natureza de mulher.
Eu estava tão sólido em face da morte,
De minha morte, de minha obscura morte,
Estava tão sólido, firme, bem plantado e certo
Perante a morte – e agora
Era como se a vida como alta onda desabasse
Sobre mim, e num instante
Senti toda a sua força furiosa, o desespero, a beleza,
A ânsia que não tem fim, a sede, a dolorosa
Exaltação que sempre foi a vida para mim,
A tonteira cruel, a coragem, a promessa
O que ela me dá, o que tomo, o que roubo,
O que espero, e tudo, tudo o que eternamente desespero.
Senti-me fraco, miserável, diante da vida,
À mercê da sua força inelutável, da atração
Cruel com que me chama todo dia.
Senti a sua exasperante incerteza,
Senti num instante toda a sua longa, longa,
Mortificante melancolia.
Fazia sol na rua.
Dois homens pararam me olhando. Eu olhava
Longe – com meu olhar ressuscitado
Que de longe, muito longe, ainda
Abençoava aquela mulher.
Rubem Braga
(São Paulo, 1941)

sexta-feira, 18 de março de 2011

A Arte de Claudio Rusu

Vale a Pena Ler

Rapper de Praia Grande lança livro de poesias ,com foco na periferia .O livro tráz versos que retratam o cotidiano ,falando de dor angustia e sentimento.É a literatura marginal invadindo a cena e mostrando que "Periferia tem palavra".O evento acontecerá em uma livraria e além da tarde de autógrafos com o autor, terá um show de rap , um sarau periferico e exposição de low bikes com a crew Vivendo ilegalmente low bike.Confiram a poesia "sos" e uma pequena parte da introdução do livro
SOS
Sorriso sóbrio,sofismo sombrio,sorrateiro soslaioSemblante simplesmente superficial,Situação sufocante sofrimento severoSoldados sádicos saboreiam seu sarcasmoSofremos submissos sua severidadeSenhores senhoras sórdidos sovinasSimbolizam-se superioresSituação secundaria sobre sobras ,sob serrasSem sorte sentimos sensações significantesSufocados sem suas soluções senadoresSomos seres sonhando semelhançaSubestimados sem subsídios,Somos sub classe suburbanaSegregada subalimentada subnutridaSos ,salvação saídaO ser humano vive suas dores e angústias, muitas vezes sofrendo calado, mesmo não concordando comas injustiças, devido ao regime de manipulação que lhe é imposto.Vivemos uma constante luta por realizações, ansiando por encontrar a tão famosae sonhada oportunidade. O que somos e o que nos tornamos é o reflexo de todahumilhação, de todo... o maltrato, de toda a necessidade e injustiça que nosjogam. O ser humano é como a ave que migra para o Sul, para fugir do frio,estamos sempre buscando um lugar melhor . Esse é um pequeno texto de apresentação do meu livro "Poesias de um mundo louco"que será lançado pela editora Literata.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Vale a Pena Ler.


“Hip-Hop: Dentro do Movimento”
É o 7° livro do escritor Alessandro Buzo.

SÃO LEOPOLDO (CAMPEÃ) CARNAVAL SBC 2011


SÃO LEOPOLDO (CAMPEÃ) CARNAVAL SBC 2011 por TRIBUNAESCRITA no Videolog.tv.

Petrópolis - A Cidade Imperial


No dia 16 de março, Petrópolis comemora 168 anos e, para celebrar esta data várias atrações já foram confirmadas, em um evento que acontece na data do aniversário, a partir das 18h, no Parque de Exposições de Itaipava.
A comemoração conta com a participação do corpo artístico do Theatro Municipal do Rio de Janeiro para apresentações de orquestra, balé e ópera. O objetivo do evento Brilha Petrópolis é resgatar a atividade turística, prejudicada desde as chuvas de janeiro, que devastaram sete cidades da Região Serrana.
Para realizar o show, a Prefeitura vai organizar um esquema especial de transporte e trânsito, facilitando o deslocamento da população. As passagens de ônibus terão tarifa promocional de R$ 1,00 (um real).
A secretária de Estado de Cultura, Adriana Rattes, anunciou que todo o corpo artístico do Theatro Municipal subirá a serra para o evento. O palco montado reproduzirá as condições técnicas do original, numa apresentação de proporções inéditas fora das estruturas da maior casa de espetáculos do Estado.
A expectativa é que 30 mil pessoas compareçam ao Parque de Exposições de Itaipava para o evento de aniversário, que conta com apoio da Rede Globo, da InterTv e da Ambev, através da marca Bohemia, tradicional cerveja criada em Petrópolis e que está de volta ao município.
Além das óperas Carmem, de Bizet, e La Traviatta, de Verdi, o corpo de balé apresentará o espetáculo Nascimento Novo, parceria do coreógrafo David Parsons com Milton Nascimento. A cantora Maria Rita encerrará as comemorações.

quarta-feira, 16 de março de 2011


Já encontrei vários motivos para chorar
Mas encontrei um para sorrir......EU,
Já encontrei vários motivos para me decepcionar
Mas encontrei um para acreditar......EU,
Já encontrei vários motivos para desistir
Mas encontrei um para persistir......EU,

Essa parte de mim que me faz forte
Quando penso que vou desmoronar,
Essa parte de mim que grita a todo tempo
Que faz me sonhar, me faz acreditar, que me faz
Pensar em nunca desistir.

É Como cair num precipício e num
Único momento me achar, um
Mergulho dentro da minha alma,
E só a mim encontrar.

Mora Alves
O professor e escritor Leôncio Benedito de Souza fará o lançamento de seu livro hoje na livraria Saraiva no shopping Metrópoles em São Bernardo do Campo das 20h as 22h.
Você é nosso convidado.

OSESP



A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, conhecida como OSESP, é uma das maiores e mais conhecidas orquestras da América do Sul. Realiza anualmente quase 200 concertos entre apresentações sinfônicas, corais e de câmara em sua sede, a Sala São Paulo, em turnês e em projetos por todo o Estado de São Paulo.

terça-feira, 15 de março de 2011

Dia da Escola




A escola também tem a sua data de comemoração: o dia 15 de março. Muita gente pode pensar que a escola não merece essa homenagem, por considerá-la um lugar chato, onde se tem de ir por obrigação, com hora marcada de entrada e de saída, e se esforçar para aprender muita coisa que a gente nem sabe ao certo para que serve.

Até certo ponto, isso pode ser verdade, mas há outra maneira de encarar a questão. Obrigações, de maneira geral, fazem parte da vida e todos têm de se acostumar a elas. E os horários determinados também vão existir fora da escola, no mundo do emprego e do trabalho. Por isso, a rotina que a escola estabelece não deixa de ser também um treinamento para a vida adulta.

Sobre o esforço para o aprendizado, por incrível que pareça, ele também tem seus pontos positivos, quando se considera que aprender algo que a gente não sabe é uma espécie de desafio para a inteligência de cada um. Você não tem curiosidade de descobrir qual é a sua capacidade de resolver os problemas que lhe aparecem pela frente? Não tem vontade de se preparar para enfrentá-los?

Certamente, a escola é também um local que lhe possibilita satisfazer muito de suas curiosidades a respeito do mundo que está ao seu redor. É na escola que você vai conhecer tudo o que aconteceu no Brasil e no mundo, antes de você chegar a eles. Aliás, é lá que você vai saber onde fica a cidade, o Estado e o país em que você vive, qual a posição que eles ocupam no mundo e como o mundo se localiza no universo.

Pensando bem, muito do que já sabe, você deve à própria escola. Com certeza foi nela que você adquiriu a capacidade de ler um texto, sem a qual você não poderia estar compreendendo estas linhas que tem diante dos olhos agora. Também foi na escola que aprenderam matemática todos os homens responsáveis pelo surgimento dos computadores e da internet.

Só que a escola não é somente um espaço de treinamento e aprendizado. Ela também é um local de convivência, onde você conhece outras pessoas e faz muitas amizades. Sem falar que, na escola, também podem surgir emoções mais fortes, que se transformam em relacionamentos afetivos, em namorar ou ficar com alguém.

Por isso, a escola também deve ser vista como um lugar de diversão e prazer. Aliás, você sabia que é essa a origem da palavra escola? "Escola" vem do grego skholê, que significava precisamente "descanso, repouso, lazer, tempo livre", pois, na Grécia antiga, só quem tinha tempo livre, quem não tinha obrigações com o trabalho braçal, podia se dedicar aos exercícios físicos e mentais.

Fonte:www.uol.com.br

segunda-feira, 14 de março de 2011


A poesia é a arte da linguagem humana, do gênero lírico, que expressa sentimento através do ritmo e da palavra cantada. Seus fins estéticos transformaram a forma usual da fala em recursos formais, através das rimas cadenciadas.
As poesias fazem adoração a alguém ou a algo, mas pode ser contextualizada dentro do gênero satírico também.

Existem três tipos de poesias: as existenciais, que retratam as experiências de vida, a morte, as angústias, a velhice e a solidão; as líricas, que trazem as emoções do autor; e a social, trazendo como temática principal as questões sociais e políticas.
A poesia ganhou um dia específico, sendo este criado em homenagem ao poeta brasileiro Antônio Frederico de Castro Alves (1847-1871), no dia de seu nascimento, 14 de março.

Castro Alves ficou conhecido como o “poeta dos escravos”, pois lutou grandemente pela abolição da escravidão. Além disso, era um grande defensor do sistema republicano de governo, onde o povo elege seu presidente através do voto direto e secreto.
Sua indignação quanto ao preconceito racial ficou registrada na poesia “Navio Negreiro”, chegando a fazer um protesto contra a situação em que viviam os negros. Mas seu primeiro poema que retratava a escravidão foi “A Canção do Africano”, publicado em A Primavera.

Cursou direito na faculdade do Recife e teve grande participação na vida política da Faculdade, nas sociedades estudantis, onde desde cedo recebera calorosas saudações.
Castro Alves era um jovem bonito, esbelto, de pele clara, com uma voz marcante e forte. Sua beleza o fez conquistar a admiração dos homens, mas principalmente as paixões das mulheres, que puderam ser registrados em seus versos, considerados mais tarde como os poemas líricos mais lindos do Brasil.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

domingo, 13 de março de 2011

Cortar o Tempo

Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias,
a que se deu o nome de ano,
foi um indivíduo genial.

Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão.

Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos.
Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com outro número e outra vontade de acreditar que daqui pra diante vai ser diferente

Carlos Drummond de Andrade

sábado, 12 de março de 2011

O CAVALO E O PORCO

Quando estiver desanimado lembrem-se do PORCO !



Um fazendeiro colecionava cavalos e só faltava uma determinada raça. Um dia ele descobriu que seu vizinho tinha este determinado cavalo. Assim, ele atazanou seu vizinho até conseguir comprá-lo. Um mês depois o cavalo adoeceu, e ele chamou o veterinário que disse:
- Bem, seu cavalo está com uma virose, é preciso tomar este medicamento durante três dias. No 3º dia eu retornarei e caso ele não esteja melhor será necessário sacrificá-lo.
Neste momento, o porco escutava a conversa.
No dia seguinte, deram o medicamento e foram embora. O porco se aproximou do cavalo e disse:
-Força amigo, levanta daí senão será sac rificado!!!.
No segundo dia, deram o medicamento e foram embora. O porco se aproximou novamente e disse:
- Vamos lá amigão, levanta senão você vai morrer! Vamos lá, eu te ajudo a levantar.

Upa! Um, dois, três...
No terceiro dia, deram o medicamento e o veterinário disse:
- Infelizmente vamos ter que sacrificá-lo amanhã, pois a virose pode contaminar os outros cavalos.
Quando foram embora, o porco se aproximou do cavalo e disse:
- Cara, é agora ou nunca! Levanta logo, upa! Coragem! Vamos, vamos! Upa! Upa! Isso, devagar! Ótimo, vamos, um, dois, três, legal, legal, agora mais depressa, vai....fantástico! Corre, corre mais! Upa! Upa! Upa! Você venceu campeão!!!.
Então, de repente o dono chegou, viu o cavalo correndo no campo e gritou:
- Milagre!!! O cavalo melhorou, isso merece uma festa!Vamos matar o porco!.

Pontos de Reflexão: Isso acontece com freqüência no ambiente de trabalho. Ninguém percebe qual é o funcionário que re almente tem mérito pelo sucesso, ou que está dando o suporte para que as coisas aconteçam.

SABER VIVER SEM SER RECONHECIDO É UMA ARTE!

Se algum dia alguém lhe disser que seu trabalho não é o de um profissional, lembre-se: amadores construíram a Arca de Noé e profissionais o Titanic.

PROCURE SER UMA PESSOA DE VALOR, AO INVÉS DE UMA PESSOA DE SUCESSO!
I Festival do Livro e Leitura de Diadema
Nos dias 24, 25 e 26 de março será realizado no Teatro Clara Nunes, localizado na Praça da Moça, o I Festival do Livro e Leitura de Diadema. Evento realizado em parceria com a Universidade Federal do Estado de São Paulo - UNIFESP - Campus Diadema. Serão três dias de intensa programação.

Rua Graciosa, 300 - Centro - Diadema
4056-3366

CHORAM AS LÁGRIMAS



CHORAM AS LÁGRIMAS

Desprendem-se as pétalas das rosas,
passado o tempo da época viçosa.
Assim se faz longe uma paixão,
quando fenece o amor de um coração.

Invade o espaço vazio, uma arraigada dor.
Cadencia os passos, num caminhar incerto.
Despenca o sentimento, infincando espinhos,
e as lágrimas choram, o choro do amor findo.

AMARILIS PAZINI AIRES

COMO A PRIMEIRA VEZ


COMO A PRIMEIRA VEZ

Ama-me, como se só eu existisse.
Enlace-me, na junção dos nossos corpos.
Beije-me, saciando o nosso amor.
Queira-me, como se fosse a primeira vez.

Desperte o meu amor, como nasce a madrugada.
Acorde os meus sentidos adormecidos.
Dissipe a névoa do sono primeiro.
Acenda-me, como o nascer do imponente sol.

Ama-me, como se fosse a primeira vez.
Traga a magia do encontro passado.
Busque as primícias esfuziantes,
Arraigando os sentimentos infindos.

Ama-me, e deixa eu te amar.

AMARILIS PAZINI AIRES

sexta-feira, 11 de março de 2011


Instrumentos Musicais.

Saxofone, também conhecido simplesmente como sax, é um instrumento de sopro inventado em 1840 e patenteado em 1846 pelo belga Adolphe Sax, um respeitado fabricante de instrumentos, que viveu na França no século XIX.
O Saxofone tenor ao contrário da maioria dos instrumentos populares hoje em dia, que para chegar ao seus formatos atuais foram evoluídos de instrumentos mais antigos, o saxofone foi um instrumento inventado.
O pai do saxofone foi o belga Antonie Joseph Sax, mais conhecido pela alcunha de Adolphe Sax. Filho de um fabricante de instrumentos musicais, Adolphe Sax aos 25 anos foi morar em Paris, e começou a trabalhar no projeto de novos instrumentos.
Ao adaptar uma boquilha semelhante à do clarinete a um oficleide, Sax teve a ideia de criar o saxofone. A data exata da criação do instrumento foi em 28 de junho de 1840. Mesmo tendo sido lançado há muitos anos, os modelos e formatos continuam semelhantes aos criados por Adolphe Sax , sendo utilizado e admirado o formato original.Embora seja feito de metal, o saxofone pertence à família das madeiras, pois seu som é emitido a partir da vibração de uma palheta de madeira que fica fixada à boquilha.
Por ter um som único, com propriedades tanto dos instrumentos de madeira, quanto dos de metal, o saxofone logo foi adotado por muitos músicos.
O sax tem a capacidade de ter o poder de execução de instrumentos como os clarinetes, ao mesmo tempo que tem uma potência sonora quase tão grande quanto à das cornetas.
Além disso seu timbre é um dos que mais se assemelham ao da voz humana.

Os bocais desse instrumento são de vários tipos, por exemplo: bocal de som mais brilhante; bocal de som mais suave e bocal de som mais áspero, do tom do próprio sax. Também existem vários tipos de palhetas.

quinta-feira, 10 de março de 2011

AMOR É SÍNTESE



Por favor, não me analise
Não fique procurando cada ponto fraco meu.
Se ninguém resiste a uma análise profunda,
Quanto mais eu...

Ciumento, exigente, inseguro, carente
Todo cheio de marcas que a vida deixou
Vejo em cada grito de exigência
Um pedido de carência, um pedido de amor.

Amor é síntese
É uma integração de dados
Não há que tirar nem pôr
Não me corte em fatias
Ninguém consegue abraçar um pedaço
Me envolva todo em seus braços
E eu serei o perfeito amor.

Mário Quintana

A Arte de Salvar Vidas.



Por Renata Oliveira

Fundado em 10 de março de 1880, após um terrível incêndio que consumiu grande parte da Biblioteca da Faculdade de Direto do Largo São Francisco, o Corpo de Bombeiros vem prestando relevantes serviços à população de todo o nosso Estado.
A Corporação hoje conta com cerca de dez mil homens e mulheres. A população vê sempre com muito carinho e simpatia os Bombeiros, pois estão sempre dispostos a ajudar, quer nos incêndios, salvamentos, resgates, enchentes, deslizamentos, queima de florestas ou moradias. Desde acidentes mais simples aos maiores desastress e tragédias, sempre que são acionados comparecem em auxílio. Por alguns chamados de anjos e por outros de heróis, a certeza é que há 131 anos estão aqui para servir, cada vez melhor.

quarta-feira, 9 de março de 2011

II SELETIVA DO BECO DOS POETAS GRATUITA E ON LINE



INSCRIÇÕES DA SELETIVA GRATUITA POR EMAIL, sim é isso mesmo!

Tendo em vista o grande número de poetas que participaram da 1º Seletiva, resolvemos fazer a 2º

Seletiva da mesma forma, somente com a praticidade de enviar seus textos on line.


A seletiva é totalmente gratuita, basta nos enviar seus textos até duas páginas (duas páginas com títulos diferentes ou um texto com um título ) Podendo ser poesias, poemas, acrósticos ou mini contos.

É importante lembrar que as inscrições serão aceitas somente com os textos digitados na página configurada e enviada juntamente com o contrato. Por favor, leia o edital na capa do Beco.


A página configurada e o contrato podem ser adquiridos no site http://www.becodospoetas.com.br/ e enviado através do E-mail seletiva@becodospoetas.com.br

Estamos aguardando seus textos.

As colheres de cabo comprido.

Conta uma lenda que Deus convidou um homem para conhecer o céu e o inferno.
Foram primeiro ao inferno. Ao abrirem uma porta, o homem viu uma sala em cujo centro havia um caldeirão de substanciosa sopa e à sua volta estavam sentadas pessoas famintas e desesperadas. Cada uma delas segurava uma colher, porém de cabo muito comprido, que lhes possibilitava alcançar o caldeirão mas não permitia que colocassem a sopa na própria boca. O sofrimento era grande.
Em seguida, Deus levou o homem para conhecer o céu.
Entraram em uma sala idêntica à primeira: havia o mesmo caldeirão, as pessoas em volta e as colheres de cabo comprido. A diferença é que todos estavam saciados. Não havia fome, nem sofrimento.
"Eu não compreendo", disse o homem a Deus, "por que aqui as pessoas estão felizes enquanto na outra sala morrem de aflição, se é tudo igual?"
Deus sorriu e respondeu:
"Você não percebeu? É porque aqui eles aprenderam a dar comida uns aos outros."

Moral: temos três situações que merecem profunda reflexão:
Egoísmo: as pessoas no "inferno" estavam altamente preocupadas com a sua própria fome, impedindo que se pensasse em alternativas para equacionar a situação;
Criatividade: como todos estavam querendo se safar da situação caótica que se encontravam, não tiveram a iniciativa de buscar alternativas que pudessem resolver o problema;
Equipe: se tivesse havido o espírito solidário e ajuda mútua, a situação teria sido rapidamente resolvida.

Conclusão: dificilmente o individualismo consegue transpor barreiras.
O espírito de equipe é essencial para o alcance do sucesso.
Uma equipe participativa, homogênea, coesa, vale mais do que um batalhão de pessoas com posicionamentos isolados.
Isso vale para qualquer área de sua vida, especialmente a profissional.
E, lembre sempre:
A alegria faz bem à saúde; estar sempre triste é morrer aos poucos."


Eu, acrescento que esta maneira de agir faz mais bem ainda as relações afetivas!

Liberdade



Ai que prazer
Não cumprir um dever,
Ter um livro pra ler
E não o fazer!
Ler é maçada,
Estudar é nada.
O sol doira
Sem literatura.

O rio corre, bem ou mal,
Sem edição original.
E a brisa, essa,
De tão naturalmente matinal,
Como tem tempo não tem pressa...

Livros são papéis pintados com tinta.
Estudar é uma coisa em que está indistinta
A distinção entre nada e coisa nenhuma.

Quanto é melhor, quando há bruma.
Esperar por D.Sebastião,
Quer venha ou não!

Grande é a poesia, a bondade e as danças...
Mas o melhor do mundo são as crianças,
Flores, música, o luar, e o sol, que peca
Só quando, em vez de criar, seca.

O mais que isto
É Jesus Cristo,
Que não sabia nada de finanças
Nem consta que tivesse biblioteca...

Fernando Pessoa

terça-feira, 8 de março de 2011

Parabéns a todas as Mulheres.

O Dia Internacional da Mulher, celebrado a 8 de Março, tem como origem as manifestações das mulheres russas por "Pão e Paz" - por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada do seu país na Primeira Guerra Mundial. Essas manifestações marcaram o início da Revolução de 1917. Entretanto a ideia de celebrar um dia da mulher já havia surgido desde os primeiros anos do século XX, nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas de mulheres por melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo direito de voto.

No Ocidente, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado no início do século, até a década de 1920.

Na antiga União Soviética, durante o stalinismo, o Dia Internacional da Mulher tornou-se elemento de propaganda partidária.

Nos países ocidentais, a data foi esquecida por longo tempo e somente recuperada pelo movimento feminista, já na década de 1960. Na atualidade, a celebração do Dia Internacional da Mulher perdeu parcialmente o seu sentido original, adquirindo um caráter festivo e comercial. Nessa data, os empregadores, sem certamente pretender evocar o espírito das operárias grevistas do 8 de março de 1917, costumam distribuir rosas vermelhas ou pequenos mimos entre suas empregadas.

1975 foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher e, em Dezembro de 1977, o Dia Internacional da Mulher foi adotado pelas Nações Unidas, para lembrar as conquistas sociais, políticas e económicas das mulheres, mas também a discriminação e a violência a que muitas delas ainda são submetidas em todo o mundo.

Essa cartilha é do tempo que as crianças aprendiam a Ler e Escrever.


A grande maioria dos brasileiros alfabetizados até os anos de 1970 e início dos 80 teve na cartilha Caminho Suave o seu primeiro passo para o aprendizado das letras. Com mais de 40 milhões de exemplares vendidos desde a sua criação, a cartilha idealizada pela educadora Branca Alves de Lima, que morreu em 2001, aos 90 anos, teve um grande sucesso devido à simplicidade de sua técnica.

Na tentativa de facilitar a memorização das letras, vogais e consoantes, e depois das sílabas para aprender a formar as palavras, a então professora Branca, no final da década de 40, criou uma série de desenhos que continham a inicial das palavras: o “A” no corpo da abelha, o “F” no cabo da faca, o “G”, no corpo do gato.

Por causa da facilidade no aprendizado por meio desta técnica, rapidamente a cartilha tornou-se o principal aliado na alfabetização brasileira até o início dos anos 80, quando o construtivismo começou a tomar forma. Em 1995, o Ministério da Educação retirou a cartilha do seu catálogo de livros. Apesar disto, estima-se que ainda são vendidas 10 mil cartilhas por ano no Brasil.

segunda-feira, 7 de março de 2011

Vale a Pena Ler.


O livro Pedagogia do Oprimido, de Paulo Freire, apresenta a mais importante proposta pedagógica pensada a partir da realidade do terceiro mundo.

Fantasias de Carnaval


As fantasias carnavalescas começaram a ser usada em 1870 e fizeram sucesso até 1950.
As fantasias de carnaval eram usadas por homens e mulheres e serviam para eles se embelezarem, celebrarem a alegria , esconderem suas verdadeiras identidades e chamarem a atenção de todos.
As fantasias mais elaboradas foram saindo de moda quando as pessoas começaram a sentir necessidade de ter mais liberdade para brincar o carnaval.
Ainda hoje em Veneza (Itália) é possível ver pelas ruas pessoas com lindas fantasias e máscaras de carnaval a brincarem alegremente pelas ruas e praças principais.

O carnaval que inicialmente era uma festa de rua foi transferida para locais fechados dando origem aos bailes de salão. Esses bailes reuniam mascarados, fantasias e tudo mais que você imaginar.
Em alguns estados do Brasil o Carnaval acabou voltando para as ruas e os blocos começaram a se formar e se tornarem famosos e tradicionais.
Os blocos saem às ruas e levam consigo por um trajeto especifico com um grande número de foliões atrás dos famosos trios eléctricos que fazem muito sucesso no norte e nordeste do Brasil.



sexta-feira, 4 de março de 2011

PASSEATA RAUL SEIXAS 2011 (Você não pode faltar!)



Melhores momentos de 2010...

O Rock no Brasil


O primeiro sucesso no cenário do rock brasileiro apareceu na voz de uma cantora. Celly Campello estourou nas rádios com os sucessos Banho de Lua e Estúpido Cupido, no começo da década de 1960. Em meados desta década, surge a Jovem Guarda com cantores como, por exemplo, Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa. Com letras românticas e ritmo acelerado, começa fazer sucesso entre os jovens.Na década de 1970, surge Raul Seixas e o grupo Secos e Molhados. Na década seguinte, com temas mais urbanos e falando da vida cotidiana, surgem bandas como: Ultraje a Rigor, Legião Urbana, Titãs, Barão Vermelho, Kid Abelha, Engenheiros do Hawaii, Blitz e Os Paralamas do Sucesso.Na década de 1990, fazem sucesso no cenário do rock nacional : Raimundos, Charlie Brown Jr., Jota Quest, Pato Fu, Skank entre outros.

quinta-feira, 3 de março de 2011

Talvez


Talvez Talvez não ser,
é ser sem que tu sejas,
sem que vás cortando
o meio dia com uma flor azul,
sem que caminhes mais tarde
pela névoa e pelos tijolos,
sem essa luz que levas na mãoque,
talvez, outros não verão dourada,
que talvez ninguém soube
que cresciacomo a origem vermelha da rosa,
sem que sejas, enfim,sem que viesses brusca,
incitanteconhecer a minha vida,
rajada de roseira,trigo do vento,
E desde então, sou porque tu és
E desde então éssou e somos...
E por amor
Serei... Serás...Seremos...

quarta-feira, 2 de março de 2011

VEM PRA RUA VEM, CONTRA O AUMENTO!

SÓ...MULHER


SÓ...MULHER!


Vivo e revivo a vida,
Busco a essência divina,
Entro pela saída,
E conduzo a própria sina.

Escolho o meu caminho.
Caio, levanto, tropeço.
Sou raiz, invado com sucesso.

Me espero em qualquer lugar,
Pode ser em fila...atrasar ou adiantar,
Pois aonde quero ir,
Sei que hei de chegar.

Resolvi agora aceitar,
A vida como ela quer.
Determinada, sei que vou encarar.

Sem mêdo de enfrentar,
Sem receio de tropeçar.
Com orgulho me aponto e digo...
- Você é uma grande mulher.

AMARILIS PAZINI AIRES